Outros nomes: BACTERIOSCÓPICO DE URINA PRIMEIRO JATO, regionais, CITOBACTERIOSCÓPICO DE URINA PRIMEIRO JATO, GRAM DE URINA PRIMEIRO JATO, BACTERIOSCOPICO GARDNERELLA VAGINALIS DE URINA PRIMEIRO JATO, PESQUISA GARDNERELLA VAGINALIS EM URINA DE PRIMEIRO JATO
Devido à necessidade de realização de assepsia rigorosa, recomenda-se que a coleta seja feita no laboratório.
- O exame deve ser feito no primeiro jato (até 30 mL) da primeira urina da manhã ou de qualquer outra amostra isolada de urina de primeiro jato, desde que o cliente fique pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta.
- Na impossibilidade de comparecer ao laboratório, o cliente pode solicitar coleta em domicílio ou, em casos especiais, colher pessoalmente a amostra de urina de primeiro jato (30 mL) em frasco estéril de boca larga (tipo coletor universal), após rigorosa assepsia. Nesta situação, deve-se anotar o horário da coleta e entregar a amostra no laboratório em até duas horas, se em temperatura ambiente, ou até 12 horas, se refrigerado (2-8 ºC).
- O cliente não pode receber contraste radiológico nas 48 horas que antecedem o exame.
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização do exame, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.
Precisa agendar.
Em até 2 dias úteis (incluindo sábado) às 23h