Instrução de preparo

Cintilografia do miocárdio, associada ao Dipiridamol

Outros nomes: Cintilografia do miocárdio MIBI-99mTc associada ao dipiridamol, Avaliação da perfusão miocárdica com MIBI e dipiridamol, Cintilografia de perfusão miocárdica com estresse farmacológico, Cintilografia miocárdica com estresse farmacológico de dipiridamol

Este exame precisa ser agendado

Orientações do cliente

I - Informações sobre o exame

- Este exame é realizado em dois dias distintos:
-- 1º dia (etapa de repouso): compreende a administração do radioindicador por via intravenosa e a obtenção das imagens;
-- 2º dia (etapa de estresse farmacológico): compreende a administração do dipiridamol, seguida da administração do radioindicador e a aquisição de novas imagens.

- O resultado do exame será liberado em até 5 dias úteis após a realização da etapa de estresse farmacológico.

II - Critérios de realização
- Exame realizado somente com solicitação médica.
- O exame não é realizado em gestantes.
- Mulheres em fase de amamentação: consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e aqueles que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- Caso tenha se submetido a uma tomografia das coronárias, aguardar 72 horas para fazer a etapa de estresse farmacológico.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- É muito importante que o cliente apresente resultados anteriores relacionados, principalmente tomografia de coronárias, teste ergométrico e cintilografia cardíaca, além dos relatórios de procedimentos eventualmente realizados, tais como cateterismo cardíaco, angioplastia e cirurgia de revascularização miocárdica.

III – Preparo
- 1º dia (etapa de repouso):
-- 24h antes do exame: NÃO utilizar cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax.
-- No dia do exame: a alimentação antes do exame deve ser leve, uma vez que será necessário tomar um lanche na unidade, após a administração do radiofármaco.

- 2º dia (etapa de estresse farmacológico):
-- 24h antes do exame: NÃO ingerir produtos que apresentem cafeína e outras xantinas em sua composição, como café (mesmo o descafeinado), chás, chocolate, refrigerantes (mesmo bebidas levemente gaseificadas e água tônica), bebidas energéticas e alguns medicamentos (antigripais, antialérgicos ou analgésicos). O consumo dessas substâncias INVIABILIZA a realização do exame.
-- No dia do exame: NÃO ingerir bebidas alcóolicas, NÃO fazer exercícios físicos e NÃO fumar (se isso não for possível, é necessário evitar o cigarro pelo menos nas três horas que antecedem o exame)
- No caso de homens: pode haver necessidade de uma tricotomia (raspagem dos pelos) em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.

IV - Contraindicações
- Este exame é contraindicado para portadores de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), angina instável, enxaqueca importante, quadro febril e processos infecciosos agudos.

V - Cuidados após o exame:
- Após o exame, é preciso evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana, devido ao uso de eletrodos durante o exame nessa região. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30.

Agendamento

Precisa agendar.

Prazo de entrega

Em até 4 dias úteis (s/sábado s/emenda) às 18h

Dias de medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura