Logo

Cintilografia do miocárdio, associada ao Teste ergométrico

Agendamento necessário

Agende seu exame

Prazo de entrega

Em até 4 dias úteis (s/sábado s/emenda) às 18h

Orientações necessárias

Orientações do cliente

I - Informações sobre o exame

  • Este exame é realizado em duas etapas:

-- a primeira compreende a administração do radioindicador por via intravenosa e a obtenção das imagens;

-- a segunda, que começa após o término da primeira, abrange o teste ergométrico (de esforço físico), a administração do radioindicador e a aquisição de novas imagens.

II - Critérios de realização

  • Exame realizado somente com solicitação médica.
  • O exame não é realizado em gestantes. Mulheres em fase de amamentação: consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
  • Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
  • Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e aqueles que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
  • Ao agendar o exame, informar medicamentos que estejam em uso e suspender SOMENTE se o médico solicitante autorizar.
  • Caso tenha se submetido a uma tomografia das coronárias, aguardar 24 horas para fazer este exame.
  • É muito importante que o cliente apresente resultados anteriores relacionados, principalmente tomografia de coronárias, teste ergométrico e cintilografia cardíaca, além dos relatórios de procedimentos eventualmente realizados, tais como cateterismo cardíaco, angioplastia e cirurgia de revascularização miocárdica.

III - Preparo 24h antes do exame:

  • NÃO utilizar cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax
  • NÃO ingerir produtos que apresentem cafeína e outras xantinas em sua composição, como café (mesmo o descafeinado), chás, chocolate, refrigerantes (mesmo bebidas levemente gaseificadas e água tônica), bebidas energéticas e alguns medicamentos
  • No dia do exame:
  • Fazer 2 horas de jejum antes do exame.
  • NÃO ingerir bebidas alcóolicas
  • NÃO fazer exercícios físicos
  • Permanecer 3 horas sem fumar antes da realização do exame
  • ATENÇÃO: O cliente precisa levar consigo roupas confortáveis para o exercício físico, TÊNIS (PREFERENCIAL) ou CALÇADO COM SOLA DE BORRACHA, FECHADO e SEM SALTO (ADEQUADO PARA EXERCÍCIO). O exame NÃO PODE SER REALIZADO COM CHINELOS, SANDÁLIAS OU DESCALÇO.
  • No caso de homens: pode haver necessidade de uma tricotomia (raspagem dos pelos) em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.

IV - Contraindicações

  • Este exame não pode ser feito na vigência de estado febril, infecção aguda, diarreia, período menstrual, tensão emocional ou cansaço extremo.

V - Cuidados após o exame:

  • Após o exame, é preciso evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana, devido ao uso de eletrodos durante o exame nessa região. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30.

Outros nomes

Cintilografia do miocárdio MIBI-99mTc associada ao teste ergométrico, Estudo de perfusão miocárdica com MIBI-99mTc, Estudo da perfusão miocárdica com SESTAMIBI, Teste do esforço com MIBI, ECG com MIBI-99mTc tomográfico, Teste do esforço com MIBI tomográfico, CINTILOGRAFIA (DE PERFUSÃO) MIOCÁRDICA, CINTILOGRAFIA (DE PERFUSÃO) MIOCÁRDICA EM ESTRESSE E REPOUSO, CINTILOGRAFIA (DE PERFUSÃO) MIOCÁRDICA COM ESTRESSE FÍSICO, CINTILOGRAFIA (DE PERFUSÃO) MIOCÁRDICA DE ESFORÇO E REPOUSO, CINTILOGRAFIA (DE PERFUSÃO) MIOCÁRDICA COM TESTE DE ESFORÇO, CINTILOGRAFIA DE PERFUSAO MIOCÁRDICA NO ESTRESSE E NO REPOUSO COM TÉCNICA TOMOGR

Onde realizar

Hospital Samaritano

Hospital Samaritano

Rua Marechal Niemeyer, 29, Botafogo

Como chegar