Logo

Cintilografia, e captação da, tiroide

Agendamento necessário

Agende seu exame

Jejum

Necessário

Medicamentos

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 90 dias(s).

Prazo de entrega

Em até 4 dias úteis (s/sábado s/emenda) às 18h

Orientações necessárias

Orientações do cliente

I - Informações sobre o exame

  • Este exame é realizado em dois dias consecutivos.
  • No primeiro dia, ocorre a administração de radioindicador. Permanência no setor: cerca de 45 minutos. É necessário permanecer em jejum por 2 horas após a administração do radioindicador.
  • No segundo dia, obtêm-se as imagens. Permanência no setor: cerca de 30 minutos. O horário do retorno é informado pelo setor no dia do exame.
  • Caso o médico-assistente solicite captação de duas horas, o cliente tem que retornar ao laboratório 2 horas depois da ingestão do iodo (primeiro dia) para a aquisição das imagens. Permanência no setor: cerca de 20 minutos

II - Critérios de realização

  • Eventuais atrasos ou mesmo falha na entrega do radioindicador poderão ocorrer, acarretando atraso no exame ou até na sua remarcação.
  • Este exame é realizado somente com solicitação médica.
  • O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
  • Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.

-Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, não vir com criança ou gestante.

  • Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente antes de comparecer à unidade de atendimento.
  • É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
  • Ao agendar o exame, é necessário informar os nomes de medicações e de antissépticos usados nos últimos 90 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico-assistente.
  • A medicação suspensa poderá ser retomada após a realização completa do exame.
  • É necessário aguardar 30 dias para marcar a cintilografia caso o cliente tenha realizado exames ou procedimentos com contraste iodado ou substâncias iodadas (urografia excretora, tomografia computadorizada com contraste iodado, colposcopia, cateterismo cardíaco, angiografia de olhos com indocianina verde, etc), bem como punção de nódulo de tiroide, guiada ou não por ultrassom, - Levar um agasalho no dia do exame, pois, o ambiente é frio.

Manual do exame

Orientações necessárias

  • Este exame é realizado em dois dias consecutivos, conforme especificado abaixo:

-- 1º dia (necessário JEJUM de 4 horas): administração do radioindicador por via oral (permanência: cerca de 45 minutos); após a ingestão do radioindicador, será necessário permanecer em JEJUM por mais 2 horas

Obs.: caso o médico-assistente solicite captação de duas horas, o cliente terá que retornar ao Fleury duas horas depois da ingestão do iodo para a aquisição das imagens, que levará cerca de 20 minutos.

-- 2º dia: aquisição de imagens (permanência: cerca de 30 minutos)

II - Critérios de realização

  • Eventuais atrasos ou mesmo falha na entrega do radioindicador poderão ocorrer, acarretando atraso no exame ou até na sua remarcação.
  • Este exame é realizado somente com solicitação médica.
  • O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
  • Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
  • Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
  • Limite de peso para a realização do exame: 227kg.
  • É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
  • Devem ser apresentados resultados anteriores, sobretudo ultrassonografias de pescoço dos últimos três meses, se houver.
  • Ao agendar o exame, é necessário informar os nomes de medicações e de antissépticos usados nos últimos 90 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico-assistente. Alguns medicamentos impedem a realização do exame se não forem suspensos.
  • A medicação suspensa poderá ser retomada após a realização completa do exame.
  • É necessário aguardar 30 dias para marcar a cintilografia caso o cliente tenha realizado exames ou procedimentos com contraste iodado ou substâncias iodadas, como urografia excretora, tomografia computadorizada com contraste iodado, colposcopia, cateterismo cardíaco, angiografia de olhos com indocianina verde, etc, bem como punção de nódulo de tiroide guiada ou não por ultrassom.

Em caso de impossibilidade de comparecer à unidade na data marcada, o cliente deve entrar em contato com o Fleury para cancelar o agendamento, preferencialmente, com 48 horas de antecedência. O radioindicador empregado no procedimento é de uso exclusivo do indivíduo que vai fazer o exame.

Método

Cintilográfico com radioisótopo

Valor de referência

  • Valores normais de captação: em São Paulo, 95% dos normais distribuem-se entre os valores de 1 a 8% (em 2 horas) e de 3 a 23% (em 24 horas)
  • Massa da tiroide (adultos): 15 a 25g

Interpretação e comentários

  • Este exame é utilizado para a avaliação do tamanho, da forma e do estado funcional da glândula tiroide, assim como para a caracterização de nódulos tiroidianos. Pode ser útil em pessoas com hipertiroidismo, bócio nodular, nódulo solitário e tiroidite. Atualmente, os exames de captação e cintilografia da tiroide são realizados com o radionuclídeo iodo-123, que, devido às suas características físicas favoráveis, permite uma qualidade de imagem superior à do iodo-131, com menor dose absorvida na tiroide.
  • Para informações sobre terapia com I-131 ver "Dose terapêutica de iodo-131 para afecções tiroidianas". (DOSTERPLUMMER, DOSTERGRAVES e DOSTER).

Regiões estudadas

Estrutura anatômica avaliada: glândula tiróide

Outros nomes

Captação e cintilografia da tiroide, Cintilografia da tiroide com iodo 123 ou iodo 131 , Mapeamento cervical com iodo 131 ou iodo 123, Mapeamento da tiroide, Captação e cintilografia da tireoide, Cintilografia da tireoide com iodo 123 ou iodo 131 , Mapeamento da tireoide

Onde realizar

Hospital Samaritano

Hospital Samaritano

Rua Marechal Niemeyer, 29, Botafogo

Como chegar