Logo

Fator XIII, Atividade, plasma

Não é preciso agendar

Medicamentos

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Prazo de entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

Orientações do cliente

  • Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas.
  • O cliente deve informar todos os medicamentos utilizados nos últimos sete dias.
  • É necessário trazer documento de identidade (RG).

Esta sigla somente deverá ser aberta se constar atividade ou quantificação.

Manual do exame

Processamento e adequação da amostra

Verificar: - se o material foi colhido em tubo correto - se há presença de coágulo, invertendo gentilmente o tubo. Se houver, recusar o material. - se o volume do sangue + o de anticoagulante atingiu 90% ou mais do tubo (observar tabela com referência de preenchimento) - Se o volume estiver incorreto, solicitar coleta de novo material ou em caso de dúvida contatar um colaborador do Setor de Hemostasia. PREPARO E SEPARAÇÃO DO PLASMA POBRE EM PLAQUETAS (PPP): - No máximo até 1 hora após a coleta, centrifugar a amostra a 18ºC, durante 15 minutos a 1500 g. - Retirar o material da centrífuga e observar se o paciente tem hematócrito alto (utilizar tabela) Se a papa de hemácias for superior ao limite indicado, isto significa que o paciente tem hematócrito superior a 55%. Nesta situação, nova coleta com anticoagulante do tubo corrigido deverá ser solicitada. - Identificar 1 tubo de alíquota padrão para o paciente - separar cuidadosamente o plasma com pipeta plástica sem tocar na camada onde estão as plaquetas e sem formar "espuma". - Colocar no respectivo tubo e tampar - Repetir cuidadosamente o procedimento de centrifugação e separação do plasma - Alíquotar 1,0 mL de plasma pobre em plaquetas em 1 tubo de alíquota padrão - volume mínimo de plasma: 0,5 mL Observação: após a centrifugação congelar o material IMEDIATAMENTE em gelo seco (-70 ºC)

Estabilidade da amostra:

Temperatura ambiente: não aceitável;

Refrigerada (2-8 ºC): 4 horas em tubo primário ou plasma;

Congelada (-20 ºC): 2 semanas;

Congelada (-70 ºC): 6 meses.

Método

  • Cromogênico.

Valor de referência

75 A 155 %

Interpretação e comentários

  • Este teste está indicado para o diagnóstico das deficiências congênita e adquirida do fator XIII da coagulação. Os métodos clássicos de triagem em Hemostasia (tempo de trombina, tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativada) não se alteram na presença da deficiência de fator XIII. Assim sendo, a detecção dessa anormalidade exige o emprego deste teste específico.
  • As deficiências de fator XIII podem ser congênitas ou adquiridas. A congênita apresenta herança autossômica recessiva e é rara na maioria das populações, embora seja mais prevalente entre os descendentes de judeus asquenazes. Já as principais causas da adquirida incluem a presença de anticorpos contra o fator XIII, a coagulação intravascular disseminada, a fibrinólise primária e a insuficiência hepática. Na maioria dessas situações, a deficiência é parcial.
  • O teste qualitativo (FATOR13) pode ser utilizado como triagem nas suspeitas de deficiência grave do fator XIII, tendo em vista que este somente se altera quando os níveis se encontram em torno de 2%. Nas suspeitas de deficiência leve ou moderada, indica-se a realização do teste quantitativo (FATOR13 AT).

Orientações necessárias

  • Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas.
  • O cliente deve informar todos os medicamentos utilizados nos últimos sete dias.
  • É necessário trazer documento de identidade (RG).

Esta sigla somente deverá ser aberta se constar atividade ou quantificação.

Outros nomes

Fator XIII, Atividade, Fator 13, Atividade, Fator 13, quantitativo, Fator XIII, quantitativo, Deficiência do Fator XIII, teste quantitativo, Deficiência do Fator 13, teste quantitativo, Fator XIII, dosagem, Fator 13 funcional

Onde realizar

Avenida das Américas

Avenida das Américas

Avenida Das Américas, 4303, Barra da Tijuca

Como chegar
Bambina

Bambina

Rua Bambina, 56, Botafogo

Como chegar
Botafogo

Botafogo

Rua Martins Ferreira, 88, Botafogo

Como chegar
Centro

Centro

Rua Buenos Aires, 4, Centro

Como chegar
Hospital Samaritano

Hospital Samaritano

Rua Marechal Niemeyer, 29, Botafogo

Como chegar
Ipanema

Ipanema

Rua Visconde de Piraja, 503, Ipanema

Como chegar
Jardim Botânico

Jardim Botânico

Rua Jardim Botanico, 152, Jardim Botanico

Como chegar
Leblon

Leblon

Rua Bartolomeu Mitre 600, entrada pela Conde de Bernadote,55, Leblon

Como chegar
Mena Barreto

Mena Barreto

Rua Professor Álvaro Rodrigues, 424, Botafogo

Como chegar