Outros nomes: ECG D, ECG DE 24HORAS, HOLTER, Eletrocardiografia ambulatorial, Eletrocardiografia dinâmica, Eletrocardiograma de 24 horas, Holter de 24 horas, Monitorização eletrocardiografica ambulatorial , Eletrocardiografia dinâmica ambulatorial holter , Holter de 3 derivações, Eletrocardiograma dinâmico, Holter de 12 derivações, Holter 24h de 3 canais
I - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Este exame é realizado a partir de 12 anos.
Atenção:
- No exame em clientes pediátricos, a participação dos pais é imprescindível para a obtenção de uma qualidade adequada dos registros do eletrocardiograma, evitando que a criança manuseie o equipamento e acessórios, como apertar botões e tracionar fios, e que participe de atividades esportivas intensas ou mesmo coletivas durante a realização do exame.
- Para esse exame, as imagens (gráficos) não ficam disponíveis pela internet, apenas o resultado do laudo.
- É possível instalar o MAPA e HOLTER após a realização do TERGO - respeitando um intervalo mínimo de 1h20 de descanso. É aconselhável que pacientes idosos venham acompanhados. Devem ser realizados sempre após os exames cardiológicos.
II - Interferentes
- O holter não pode ser realizado na presença de queimaduras na pele do tórax, especialmente as causadas por exposição ao sol, além de alergia importante a álcool, éter ou esparadrapo.
III - Preparo
- Não suspender os medicamentos em uso, exceto se o médico solicitante orientou a suspensão.
- Caso utilize marcapasso, trazer cópia das informações do gerador do marcapasso (modelo, série, data de implantação e limiar agudo).
- É ideal apresentar resultados anteriores, se houver.
- Nas 24 horas anteriores ao exame, a pele do tórax não pode receber cremes, pomadas, bronzeadores ou outras substâncias oleosas.
- Orientar os pacientes do sexo masculino que preferencialmente venham com o tórax depilado para melhor fixação dos eletrodos.
- No dia do exame, recomenda-se que o cliente tome banho o mais próximo possível do horário da colocação do aparelho de holter, uma vez que, durante a monitorização, não é possível fazer a higiene corporal completa.
- Ao comparecer o indivíduo deve estar usando um cinto que possua uma largura máxima de 3,3cm, pois esse acessório ajuda a prender o aparelho de holter à sua cintura, e não vir com camisa ou blusa muito justa ou colada ao corpo, para evitar o risco dos eletrodos se soltarem durante a colocação ou retirada da blusa.
- Após o exame convém evitar a luz do sol na pele do tórax pelo período de uma semana. Em caso de necessidade absoluta de exposição solar, recomenda-se utilizar protetor solar com FPS superior a 30.
Atenção:
- É necessário retornar no dia seguinte na mesma unidade que realizou a instalação, por volta do mesmo horário, para retirar o aparelho de holter.
Quando o aparelho é colocado no Sábado e a unidade não funcionar no Domingo, o cliente deve devolver no 1º dia útil seguinte, chegando com 20 min de antecedência do horário da colocação. Essa orientação também é válida para agendamentos realizados durante a semana, porém em horário após o encerramento do atendimento da unidade no dia seguinte e para os casos de feriados que a unidade não funcionar no dia seguinte da colocação. A tolerância de atraso para a entrega do aparelho é de até 20 min, caso ultrapasse esse período o laboratório seguirá de acordo com as orientações prestadas na Unidade com a cobrança de multa informada Na Unidade. Consulta as orientações para a retirada do equipamento na Unidade.
Precisa agendar.
Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h
IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 5 dias(s).