Outros nomes: BACTERIAS ENVIADAS, IDENTIF BIOQ E/OU SOROL DE, Identificação bioquímica e ou sorológica de bactérias enviadas, Identificação bioquímica e ou sorologia de bactérias enviadas, Identificação de bactérias enviadas, Identificação microrganismos, Identificações bioquímicas e ou sorológicas bactérias
Este exame se destina à identificação de espécies bacterianas previamente isoladas por outros laboratórios.
- A metodologia primariamente utilizada é a espectrometria de massas, complementada com testes fenotípicos quando necessário. Quando não houver a possibilidade de identificação até espécie, o laboratório oferece um exame onde a identificação é feita por sequenciamento de DNA..
- A amostra pode ser entregue em meio de cultura (cepa isolada) ou em meio de transporte adequado, mas é fundamental que esteja viável para a execução do exame.
- É obrigatório informar o local do qual a bactéria foi originalmente isolada, nome, sexo e idade do paciente (quando amostra clínica),.
- Caso a placa venha com mais de um microrganismo abrir uma sigla para cada cepa diferente.
- Para micobactérias, fungos filamentosos e leveduras, existem exames específicos, sendo elas: IDBK, INDENFUNG e IDENLEV respectivamente.
Este exame não necessita ser agendado.
Em até 10 dias corridos às 18h