Logo

PESQUISA DE DEFICIÊNCIA DE GLICOSILAÇÃO, CDG, soro

Não é preciso agendar

Prazo de entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

Orientações do cliente

  • O cliente deve apresentar documento de identidade (RG).
  • Este exame não necessita de preparo.

Manual do exame

Orientações necessárias

  • O cliente deve apresentar documento de identidade (RG).
  • Este exame não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

  • Centrifugar a 2.200 g por 10 minutos a 18 ºC
  • Aliquotar 1 mL de soro em tubo seco de alíquota padrão (Vacuette)
  • Enviar ao Lari/Larn REGRIGERADO.
  • Volume mínino: 0,5 mL

Estabilidade da amostra:

Temperatura ambiente: 7 dias;

Refrigerada (2-8 ºC): 28 dias;

Congelada (-20 ºC): 45 dias.

Amostra NÃO pode estar hemolisada.

Método

Cromatografia de afinidade-Espectometria de massas

O método de análise envolve cromatografia de afinidade seguida de espectrometria de massas. Neste método, a amostra recebe preparo específico e é submetida a coluna de imunoafinidade composta por anticorpos anti-transferrina e anti-apolipoproteína CIII. Após lavagem e captura das proteínas de interesse, o produto é introduzido em um espectrômetro de massas em tandem calibrado para a detecção das diferentes isoformas de transferrina e apolipoproteína CIII.

Valor de referência

Razão Mono-oligo/Di-oligo : Inferior ou igual a 0,06

Razão A-oligo/Di-oligo : Inferior ou igual a 0,011

Razão Tri-sialo/Di-oligo : Inferior ou igual a 0,05

Razão Apo CIII-1/Apo CIII-2: Inferior ou igual a 2,91

Razão Apo CIII-0/Apo CIII-2: Inferior ou igual a 0,48

Interpretação e comentários

Os distúrbios congênitos da glicosilação (congenital disorders of glycosylation - CDG) são um grupo complexo de mais de 70 distúrbios metabólicos geneticamente determinados de herança autossômica recessiva. Estes erros inatos do metabolismo comprometem a glicosilação proteica, processo importante que regula a função de diversos peptídeos.

Algumas formas de CDG podem ser diagnosticadas através da análise de glicosilação da transferrina, que é uma glicoproteína sérica sintetizada no fígado e que exerce importante função no transporte do ferro. Uma proporção anormal de isoformas da transferrina deficientes em carboidratos (i.e., aumento das isoformas a-oligo, mono-oligo, di-oligo e tri-sialo) em relação à isoforma normalmente glicosilada (tetra-sialotransferrina) pode ser indício do comprometimento de vias de glicosilação proteica e ocorre em algumas formas de CDG.

Há de ressaltar-se que o aumento da proporção de isoformas da transferrina deficientes em carboidratos pode ocorrer em outras condições clínicas, como o alcoolismo crônico, galactosemia e doenças hepáticas. Do mesmo modo, nem todas as formas de CDG apresentam alteração ao estudo de glicosilação da transferrina.

A análise de glicosilação da apolipoproteína CIII é complementar e é realizada para avaliação de padrão de CDG tipo II.

Existem quatro padrões de alteração nesta análise:

CDG tipo I: as relações mono-oligossacáride/di-oligossacáride e/ou a-oligossacáride/di-oligossacáride estão alteradas.

CDG tipo II: a relação tri-sialo/di-oligossacáride está alterada. Neste caso, existem 2 cenários possíveis:

  • As relações apolipoproteína CIII-1/apolipoproteína CIII-2 e/ou apolipoproteína CIII-0/apolipoproteína CIII-2 estão alteradas: este padrão indica comprometimento no processamento de glicano no complexo de Golgi
  • As relações apolipoproteína CIII-1/apolipoproteína CIII-2 e/ou apolipoproteína CIII-0/apolipoproteína CIII-2 estão normais: este padrão indica função normal do complexo de Golgi e que o defeito molecular decorre de outra via.

CDG com padrão misto: padrões tipo I e II em conjunto.

Metodologias que utilizam painéis multigênicos por sequenciamento de nova geração (NGS) mostram-se mais eficientes no diagnóstico diferencial entre as diversas formas de CDG.

Outros nomes

Focalização da transferrina, Isoeletrofocalização da transferrina, Apolipoproteína CIII, Focalização da transferrina e Apolipoproteína CIII, Isoeletrofocalização da transferrina e Apolipoproteína CIII, Deficiência de Glicosilação de CDT, Pesquisa de transferrina deficiente de carboidrato, Sinonímia síndrome CDT, CDG

Onde realizar

Avenida das Américas

Avenida das Américas

Avenida Das Américas, 4303, Barra da Tijuca

Como chegar
Bambina

Bambina

Rua Bambina, 56, Botafogo

Como chegar
Botafogo

Botafogo

Rua Martins Ferreira, 88, Botafogo

Como chegar
Centro

Centro

Rua Buenos Aires, 4, Centro

Como chegar
Hospital Samaritano

Hospital Samaritano

Rua Marechal Niemeyer, 29, Botafogo

Como chegar
Ipanema

Ipanema

Rua Visconde de Piraja, 503, Ipanema

Como chegar
Jardim Botânico

Jardim Botânico

Rua Jardim Botanico, 152, Jardim Botanico

Como chegar
Leblon

Leblon

Rua Bartolomeu Mitre 600, entrada pela Conde de Bernadote,55, Leblon

Como chegar
Mena Barreto

Mena Barreto

Rua Professor Álvaro Rodrigues, 424, Botafogo

Como chegar