Outros nomes: SARS-COV2, ANTICORPOS IGM, PARA HOSPITAIS, COVID-19, ANTICORPOS IGM, PARA HOSPITAIS, CORONAVÍRUS, ANTICORPOS IGM, PARA HOSPITAIS
- Não é necessário preparo para este exame.
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
I - Informações sobre o exame
- Este exame detecta anticorpos da classe IgM contra o SARS-Cov-2 (novo coronavírus 2019) e está indicado para pessoas que apresentam sintomas há mais de 14 dias ou exposição com risco de contágio há mais de 21 dias.
- Para pessoas que apresentam sintomas há menos de 14 dias, este exame apresenta baixa sensibilidade. Nesses casos, o teste indicado é a PCR específica, realizada em amostras do trato respiratório, colhidas entre o 3º e o 10º dia de sintomas.
- Estudos mostram que, em pessoas que apresentaram quadro clínico leve ou não apresentaram sintomas, a soroconversão pode ocorrer mais tardiamente, em baixos níveis de anticorpos, ou mesmo não ocorrer. Desse modo, podem haver resultados negativos de sorologia mesmo em casos de doença anteriormente confirmada por PCR. Um resultado negativo, portanto, não exclui a presença da infecção. O resultado deve sempre ser interpretado em conjunto com a história clínica do paciente e outros testes para detecção direta do vírus.
- A pesquisa de IgM, isoladamente, apresenta maior probabilidade de reatividade inespecífica (resultados falso-positivos). Desse modo, recomenda-se que seja realizada, preferencialmente, em conjunto com a pesquisa de IgG. O CDC-EUA recomenda uma estratégia com duas metodologias diferentes para a pesquisa de anticorpos contra SARS-CoV-2, para aumentar os valores preditivos positivo e negativo, especialmente em populações de baixa prevalência da infecção. Para que esse algoritmo seja realizado, é necessário que o médico assistente solicite anticorpos totais, IgG e IgM
Precisa agendar.
Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 22h