Outros nomes: Vacina vírus sincicial respiratório (VSR-A e VSR-B), Abrysvo, Vacina VSR para Gestantes
Indicação de uso:
Imunização ativa de gestantes no 2º ou 3º trimestre da gestação (24-36 semanas), para prevenção passiva da doença do trato respiratório inferior de qualquer gravidade causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR-A e VSR-B) em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade.
Faixas etárias de indicação:
- Mulheres acima de 18 anos de idade que estejam entre 32 e 36 semanas de gestação.
- Mediante prescrição médica pode ser aplicada a partir de 24 semanas e após 37 semanas.
- Mediante prescrição médica pode ser aplicada em menores de 18 anos.
Para pacientes entre 18 e 59 anos, homens e mulheres não gestantes, pode ser feita mediante prescrição médica.
ATENÇÃO: Abrysvo® também pode ser utilizada para imunização ativa para prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR-A e VSR-B) em adultos com =60 anos de idade. Entretanto, optou-se por dar preferência a Abrysvo® (Pfizer) para gestantes com objetivo de reduzir a possibilidade de erros de administração por troca de imunizante (motivo: Arexvy®, da GSK, não foi aprovada nos estudos clínicos de fase 3 em gestantes pelo aumento do risco de partos prematuros).
Faixas etárias de indicação: mulheres com =18 anos de idade que estejam entre as 24 e as 36 semanas de gestação. Para vacinação de idosos contra o VSR, acesse a IG de VCVSRADULT.
OBSERVAÇÃO: Apesar de não existir licenciamento de Abrysvo® para indivíduos não-gestantes com <60 anos de idade, os estudos avaliaram mulheres grávidas com idades entre 18 e 49 anos, onde não foram identificadas reações adversas relevantes. Portanto, entendemos que Abrysvo® para homens entre 18 e 59 anos e mulheres entre 50 e 59 anos de idade pode ser justificado em indivíduos de risco aumentado para infecções graves por VSR em caráter "off label" e somente mediante pedido médico e autorização da Assessoria Médica.
Restrições:
- Vigência de quadro febril e/ou infecioso leve: recomenda-se apenas adiar a vacinação até melhora dos sintomas, uma vez que não se trata de uma contraindicação absoluta;
-- Hipersensibilidade (anafilaxia) aos componentes da vacina ou a uma dose anterior deste imunizante.
Gestação: produto licenciado para uso em gestantes (categoria de risco de gravidez: A).
Lactação: O CDC/EUA e várias organizações profissionais de saúde reafirmam que as vacinas inativadas administradas a mães que amamentam não afetam a segurança da amamentação das mães ou de seus bebês. Portanto, apesar de não se saber se Abrysvo é excretada no leite humano, considera-se que Abrysvo não representa um risco para lactantes ou para os seus bebês e, portanto, pode ser administrada no período puerperal.
ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.
- A aplicação do imunizante é realizada após entrevista com a enfermagem nas Unidades.
- Não realizamos aplicação simultânea (ao mesmo tempo) de vacinas, porém podem ser aplicadas mais de uma vacina na mesma visita, uma por vez.
Este exame não necessita ser agendado.