1,3 BETA D GLUCANA, soro

Outros nomes:

Fungitell

Beta-D-glucano

BD-glucano

1-3-Beta-D-glucana

Beta-D-glucana

BD-glucana, antígenos fúngicos no soro

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame. - Para pacientes em programa de hemodiálise, a coleta deve ser realizada o mais distante possível da última sessão. - Para pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos de médio ou grande porte, é preciso aguardar pelo menos 72 horas para a realização da coleta. - Não colher durante a infusão de hemoderivados ou de nutrição parenteral.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos - Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 18ºC - Não aliquotar. - Enviar à seção refrigerada (2-8 ºC). ATENÇÃO: NÃO RECEBER amostras intensamente hemolisadas, lipêmicas ou hiperbilirrubinêmicas. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 1 mês. Soro (volume ideal 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL).

Método

Teste enzimático com base zimogênica

Valor de referência

Negativo: Menor que 60 pg/mL Indeterminado: 60-79 pg/mL Positivo: Maior ou igual a 80 pg/mL

Interpretação e comentários

- As infecções fúngicas invasivas vêm apresentando incidência crescente em todo o mundo, seja por agentes primariamente patogênicos, seja por oportunistas. Embora, de um modo geral, a imunossupressão seja a condição mais frequentemente associada à sua ocorrência (aids, transplante de órgão sólido ou células-tronco hematopoiéticas, etc), existem outros fatores de risco comuns em pacientes críticos relacionados principalmente às candidemias: cirurgia de grande porte de TGI, uso de dispositivos intravasculares, implantes de próteses, nutrição parenteral, entre outros. - O 1-3-beta-D-Glucano é um antígeno presente na parede da maioria dos fungos que pode ser precocemente detectado na corrente sanguínea na vigência de infecções fúngicas invasivas. Embora um teste positivo não possa determinar a espécie de fungo envolvida na infecção, sua alta sensibilidade - com positividade anterior á positivação das hemoculturas nos casos de fungemia e até 10 dias antes do surgimento de sinais clínicos - e seu alto valor preditivo negativo o tornam muito útil para o rastreio de infecções fúngicas invasivas em pacientes predispostos, e para a suspensão de antifúngicos introduzidos empiricamente. O VPN ótimo para rastreamento é obtido com pelo menos duas coletas semanais. Em virtude da alta susceptibilidade do teste a contaminantes ambientais, recomenda-se repetir o teste em nova amostra para confirmar os resultados positivos. - As infecções fúngicas superficiais e as colonizações não produzem liberação de 1-3-beta-D-Glucano na corrente sanguínea. Pacientes com intenso comprometimento inflamatório gastrointestinal (doenças inflamatórias, mucosite, trombose mesentérica) podem apresentar 1-3-beta-D-Glucano positivo no soro ("leaky gut"). - Alguns fungos, como Cryptococcus sp, fungos filamentosos da família Mucoraceae, e a fase leveduriforme de Blastomyces dermatitidis não produzem quantidades significativas de 1-3-beta-D-Glucano, de modo que um resultado negativo não exclui a presença de infecção por esses agentes. - Certas membranas de celulose utilizadas em filtros de hemodiálise ou de preparação de hemoderivados podem conter 1-3-beta-D-Glucano e induzir resultados positivos na ausência de infecção fúngica. Aquelas compostas por triacetato de celulose ou de polimetacrilato de metilo aparentemente não interferem na análise. - As gazes e compressas utilizadas em procedimentos cirúrgicos podem liberar 1-3-beta-D-Glucano na corrente sanguínea. Recomenda-se aguardar pelo menos 72 horas após o procedimento para coletar o exame.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989