Manual de exames

21 DESOXICORTISOL, após estímulo com ACTH, soro

Outros nomes: 21 DESOXICORTISOL APÓS ESTÍMULO COM ACTH, SORO, 21 DESOXICORTISOL APÓS ESTÍMULO COM CORTROSINA, SORO, 21DF após estímulo com ACTH sintético, soro, 21DF após estímulo com cortrosina, soro, 21DF após estímulo com SYNACHTEN, soro, 21DF após estímulo com Cortrosyn, soro

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

"""I - Informações sobre o exame

- O exame compreende duas dosagens de 21-desoxicortisol (basal e após estímulo com ACTH).

- A duração padrão do teste é de 60 minutos ou conforme solicitação médica.

- Algumas pessoas podem apresentar, por alguns segundos, náuseas e calor no rosto, após a administração da medicação.

- Pacientes com asma e histórico de broncoespasmo podem apresentar crise de broncoespasmo com o uso da medicação (synacthen ou cortrosyn).


II - Critérios de realização

- Este exame é realizado somente com solicitação médica, com CRM.

- Este exame não é realizado em menores de 3 anos e o peso mínimo para realização do exame é de 10kg.

- Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.

- Clientes do sexo feminino devem realizar o exame preferencialmente até o 5º dia do ciclo menstrual ou conforme solicitação médica.

- A coleta de amostra basal para dosar o 21-desoxicortisol deverá ser realizada entre 7 e 9 horas da manhã ou até duas horas após o horário habitual de o paciente acordar.

- Dose de ACTH sintético (Synacthen ou Cortrosyn) em crianças com idade superior a 3 anos de idade, deverá ser a dose de 250 mcg ou de acordo com pedido médico.

III - Preparo

ATENÇÃO:

- O cliente será responsável pela compra da medicação e trazer ao Fleury no dia do exame, uma ampola do medicamento de ACTH sintético (Synacthen, Cortrosyn ou similar), na apresentação 250 mcg i.m./e.v.

- Para compra do medicamento, é necessário pedido médico, que deverá ser prescrito pelo médico do cliente.

- O medicamento não é vendido em farmácias, deve ser adquirido em empresas especializadas em importação de medicamentos.

- Por determinação da Agência de Vigilância Sanitária, estabelecida no Decreto n° 79094/77, o Fleury não dispõe do medicamento importado que é utilizado neste exame. Essa restrição abrange medicamentos importados que ainda não contam com o registro na ANVISA, que, por outro lado, permite a pessoas físicas realizarem importação desses produtos, desde que sejam destinados a uso próprio, mediante prescrição médica. Portanto, o cliente deve solicitar ao seu médico a orientação e a prescrição para compra do medicamento.""

IV Contraindicações
Processos Infecciosos, sejam virais, Bacterianos e Fúngicos.

Processamento e adequação da amostra

"
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18ºC;
- Aliquotar todo volume de soro em tubo de alíquota padrão;
- Identificar os tubos com seus respectivos horários;
- Enviar à seção refrigerado;
- Volume mínimo: 0,5 mL de soro por amostra

Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 2 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 2 anos

Método


- Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massa em tandem.

Valor de referência

Condições basais:

Adultos: até 40 ng/dL

Após ACTH:

Pico de 21-desoxicortisol acima de 380 ng/dL sugere fortemente o diagnóstico de hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 21 hidroxilase.

Pico de 21-desoxicortisol entre 40 ng/dL e 380 ng/dL, associado à dosagem de 17-alfa-hidroxiprogesterona entre 1000 e 1500 ng/dL, são compatíveis com status de heterozigoze para variante alélica patogênica (mutação) do CYP21A2. A genotipagem do gene CYP21A2 é o padrão-ouro na diferenciação entre heterozigoto e homozigoto para deficiência de 21 hidroxilase.

Interpretação e comentários

O teste de estímulo com ACTH com dosagens de 21-desoxicortisol é utilizado para investigação de casos de hiperplasia adrenal decorrente da deficiência de 21-hidroxilase.
Na forma não clássica de hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 21-hidroxilase, as dosagens basais de 17-alfa-hidroxiprogesterona (17OHP) podem ser pouco elevadas ou até normais. Além disso, os valores de 17OHP após estímulo com ACTH sintético entre 1.000 e 1.500 ng/dL sugerem deficiência de 21-hidroxilase, mas podem ser também encontrados em indivíduos heterozigotos. A dosagem de 21-desoxicortisol concomitante a de 17OHP pode auxiliar na diferenciação entre indivíduos portadores da doença e heterozigotos. Pico de 21-desoxicortisol acima de 380ng/dL sugere fortemente o diagnóstico de hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 21-hidroxilase e pico de 21-desoxicortisol entre 40ng/dL e 380 ng/dL, associado à dosagem de 17OH progesterona entre 1000 e 1500 ng/dL, são compatíveis com status de heterozigoze para variante alélica patogênica (mutação) do CYP21A2. A genotipagem do gene CYP21A2 é o padrão-ouro na diferenciação entre heterozigoto e homozigoto para deficiência de 21-hidroxilase

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura