Ácido Ascórbico, plasma

Outros nomes:

Ácido ascórbico, pesquisa e dosagem no sangue

Vitamina C, pesquisa e dosagem no sangue

Ascorbato, dosagem no sangue

VITAMINA C

DOSAGEM DE VITAMINA C, SANGUE

DOSAGEM DE ACIDO ASCORBICO, SANGUE

ESCORBUTO, FATOR DE PROTECAO

Processamento e adequação da amostra

ATENÇÃO: Amostras hemolisadas devem ser recusadas. O ácido ascórbico degrada rapidamente sob hemólise, a temperatura ambiente e/ou se exposto a luz. A amostra deve ser centrifugada IMEDIATAMENTE após a coleta. - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos preferencialmente a 4 ºC, podendo ser centrifugado em temperatura ambiente. ATENÇÃO: após a centrifugação, o procedimento abaixo deve ser imediato. - Aliquotar em 2 tubos de alíquota âmbar: 0,4 mL de plasma + 0,4 mL de ácido perclórico 10% com 1% de ácido metafosfórico (volume específico por tubo de alíquota). - Agitar, vigorosamente, por 30 segundos. - Enviar à seção congelado. IMPORTANTE: É fundamental respeitar o volume de alíquota indicado (0,4 mL de plasma e 0,4 mL de ácido perclórico 10% com 1% de ácido metafosfórico). Esta informação de volume é utilizada no cálculo para determinar a concentração de ácido ascórbico e não pode ser alterada. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada(2-8 ºC): não aceitável; Congelada(-20 ºC): 10 dias (após processamento imediato).

Método

Cromatografia líquida de alta eficiência acoplado a espectrofotômetro (HPLC/UV-Vis).

Valor de referência

De 0,4 a 2,0 mg/dL.

Interpretação e comentários

A dosagem de ácido ascórbico, ou vitamina C, é útil na avaliação nutricional e na detecção de estados de deficiência dessa vitamina. O ácido ascórbico é essencial para a amidação enzimática de neuropeptídeos, na produção de hormônios esteroides corticais adrenais, na promoção da conversão de tropocolágeno ao colágeno (maturação do colágeno) e no metabolismo da tirosina e do folato. Além disso, desempenha um papel no metabolismo de lipídios e de vitaminas e é um potente agente redutor ou antioxidante. A deficiência de vitamina C causa o escorbuto, que ocasiona sangramento subperiosteal, gengival e subcutâneo, em decorrência da fragilidade do colágeno. Os primeiros sintomas podem incluir fraqueza, cansaço fácil e apatia, assim como falta de ar e dores nas articulações, ossos e músculos. Essa condição, no entanto, é atualmente bastante rara em decorrência da ampla oferta de alimentos contendo vitamina C. Ocasionalmente, porém, o escorbuto pode ser constatado em indivíduos com hábitos alimentares muito inadequados ou associado ao alcoolismo e à insuficiência renal. A deficiência de vitamina C, ainda, é observada em pacientes com anorexia. Por outro lado, o benefício do uso de megadoses de vitamina C não está provado. Depois de consumir a vitamina C, os valores de plasma aumentam rapidamente dentro de uma a duas horas e atingem a concentração de pico no espaço de três a seis horas. Valores tóxicos não estão estabelecidos e a via de excreção é renal.

Orientações necessárias

Este exame não necessita de preparo. O exame possui restrições de dia/horário e unidades para a realização. É necessário entrar em contato com a Central de Atendimento para informações.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989