Ácido Ascórbico, plasma

Outros nomes:

Ácido ascórbico, pesquisa e dosagem no sangue

Vitamina C, pesquisa e dosagem no sangue

Ascorbato, dosagem no sangue

VITAMINA C

DOSAGEM DE VITAMINA C, SANGUE

DOSAGEM DE ACIDO ASCORBICO, SANGUE

ESCORBUTO, FATOR DE PROTECAO

Processamento e adequação da amostra

Centrifugar em até 20 minutos após a coleta, a 2200 g por 10 minutos a 4ºC e/ou 18°C. Nota: após a centrifugação, o procedimento abaixo deve ser imediato. - Aliquotar em 2 TUBOS ambar: 0,4 mL de plasma + 0,4 mL de ácido perclórico 10% com 1% de ácido metafosfórico (em cada tubo). - Agitar, vigorosamente, por 30 segundos. - Enviar à seção em gelo seco. IMPORTANTE: É fundamental respeitar o volume indicado de plasma e ácido perclórico em 0,4 ml. Esta informação de volume (0,4 ml) é utilizada no cálculo para determinar a concentração de ácido ascórbico e não pode ser alterada. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada(2-8 ºC): não aceitável; Congelada(-20 ºC): 10 dias (Após imediata desproteinização).

Método

- Cromatografia líqüida de alta eficiência (HPLC).

Valor de referência

- De 0,4 a 2,0 mg/dL.

Interpretação e comentários

- A dosagem de ácido ascórbico, ou vitamina C, é útil na avaliação nutricional e na detecção de estados de deficiência dessa vitamina. O ácido ascórbico é essencial para a amidação enzimática de neuropeptídeos, a produção de hormônios esteroides corticais adrenais, na promoção da conversão de tropocolágeno ao colágeno (maturação do colágeno) e no metabolismo da tirosina e do folato. Além disso, desempenha um papel no metabolismo de lipídios e de vitaminas e é um potente agente redutor ou antioxidante. - A deficiência de vitamina C causa o escorbuto, que ocasiona sangramento subperiosteal, gengival e subcutâneo, em decorrência da fragilidade do colágeno. Os primeiros sintomas podem incluir fraqueza, cansaço fácil e apatia, assim como falta de ar e dores nas articulações, ossos e músculos. Essa condição, no entanto, é atualmente bastante rara em decorrência da ampla oferta de alimentos contendo vitamina C. Ocasionalmente, porém, o escorbuto pode ser constatado em indivíduos com hábitos alimentares muito inadequados ou associado ao alcoolismo e à insuficiência renal. A deficiência de vitamina C, ainda, é observada em pacientes com anorexia. - Por outro lado, o benefício do uso de megadoses de vitamina C não está provado. - Depois de consumir a vitamina C, os valores de plasma aumentam rapidamente dentro de uma a duas horas e atingem a concentração de pico no espaço de três a seis horas. - Valores tóxicos não estão estabelecidos e a via de excreção é renal.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo. - O exame possui restrição de dias/horários e unidades para a realização. É necessário entrar em contato com a Central de Atendimento para obter as devidas informações para realização.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989