Ácido Fólico, soro

Outros nomes:

FOLATO, MATERIAIS ENVIADOS

Anemia Megalobastica, Folato

Vitamina, B9

Vitamina, M

Folatemia, Ácido Fólico

Folico, Ácido Fólico

ACIDO FOLICO PARA REGIONAIS

FOLATO PARA REGIONAIS

Orientações necessárias

- Exame realizado apenas em material enviado. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar 1 mL de soro em tubo plástico estéril - Enviar à seção, congelado. - Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL); Interferentes: hemólise Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): 1 mês.

Método

Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência

Valor de referência

- Superior a 3,9 ng/mL

Interpretação e comentários

- O folato (ácido fólico) é importante para a manutenção da hematopoiese e para o desenvolvimento normal do feto. Sua deficiência acarreta anemia megaloblástica e, caso ocorra durante a gestação, pode levar a malformações fetais, especialmente defeitos do fechamento do tubo neural (meningomielocele e anencefalia). A concentração de folato nas hemácias retrata melhor a condição nutricional do indivíduo do que sua concentração sérica. A deficiência de folato é em geral consequente a déficit de ingestão e encontrada com mais frequência na gestação e no alcoolismo crônico. A hemodiálise e drogas como fenitoína, barbitúricos, valproato e nitrofurantoína podem ocasionar deficiência de folato. Finalmente, pode haver expoliação de folato em hepatopatias, anemias hemolíticas, talassemia e neoplasias. Por terem estrutura química semelhante ao ácido fólico, o ácido folínico (leucovorin) e o methotrexate podem falsamente elevar os níveis de ácido fólico.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989