Manual de exames

Ácido Zoledrônico DENSIS, somente aplicação, endovenoso

Outros nomes:

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias


1 - Orientações necessárias
I - Informações sobre a administração do medicamento
- O medicamento ofatumumabe deve ser administrado por via endovenosa em adultos com mais de 18 anos.

II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum, mas o paciente deve evitar refeições pesadas nas últimas 4 horas que antecedem a infusão.
- A administração de Densis® é realizada após entrevista médica. Nos dias que antecedem ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o Densis®
- O Densis® é medicamento que pertence à classe dos bisfosfonatos. É inibidor da enzima farnesil pirofosfato sintase, presente em osteoclastos, e consequentemente, inibe a reabsorção óssea mediada por estas células. A ação seletiva dos bisfosfonatos no osso tem como base sua alta afinidade pelo osso mineralizado. O Densis® é rapidamente distribuído no osso e se acumula preferencialmente nos locais de alta remodelação óssea. A longa duração da ação do medicamento é atribuída a sua alta afinidade de ligação ao sítio ativo da farnesil pirofosfato sintase e a sua forte afinidade de ligação ao mineral ósseo.
II - Indicações do Densis®
As indicações, em bula, para uso do Densis® incluem osteoporose pós menopausa, osteoporose em homens, osteoporose induzida pelo uso de glicocorticoides, prevenção do desenvolvimento de osteoporose em mulheres na pós menopausa que apresentam osteopenia e a doença óssea de Paget. O ácido zoledrônico reduz a incidência de fraturas de quadril, de fraturas vertebrais e não vertebrais.

OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

III - Precauções
Para receber o Densis®, o paciente deve estar hidratado. Deve-se ter atenção especial com indivíduos idosos em terapia diurética.

A insuficiência renal, com depuração de creatinina abaixo de 35mL/minuto, é contraindicação formal para o uso de Densis®. Além disso, o Densis® deve ser administrado com cautela em pacientes com doença renal prévia.

O uso do Densis® deve ser evitado em pacientes que apresentam hipocalcemia ou com histórico de hipersensibilidade ao Densis® ou a qualquer componente do medicamento.

Pacientes em tratamento com Densis® devem estar em uso concomitante de reposição de cálcio e vitamina D.

O uso do Densis® não é recomendado para pacientes pediátricos, pois a segurança e a eficácia deste medicamento não foram estabelecidas para esse grupo de pacientes.

Em relação ao risco de se desenvolver osteonecrose de mandíbula com o uso de Densis®, é importante manter a saúde bucal e a higiene oral. O paciente deve evitar realizar procedimentos dentários invasivos durante o tratamento.

Atenção especial deve-se dar ao desenvolvimento de fraturas atípicas de fêmur, em pacientes com uso de Densis® e outros bisfosfonatos, em longo prazo. Essas fraturas se desenvolvem em diáfise do fêmur ou em região subtrocantérica, mesmo com trauma mínimo e podem levar à dor na coxa e/ou na virília.

Doses e intervalos

O Densis® deve ser administrado na dose de 5mg por via intravenosa uma vez ao ano.

Efeitos adversos

Os principais eventos adversos associados à administração do Densis® incluem os seguintes sintomas pós-dose: febre, mialgias, sintomas similares aos da gripe, artralgias e cefaleia. A maioria deles ocorre em até os 3 primeiros dias após a administração do medicamento e teve intensidade de leve a moderada, regredindo em até 3 dias após o início da reação. A incidência desses sintomas diminuiu nas doses subsequentes do Densis®. A administração de ibuprofeno ou de paracetamol reduz em aproximadamente 50% a incidência dos sintomas pós-dose de Densis®.

Farmácia

Preparo:
Toda a preparação do medicamento Ac. Zoledrônico 5mg IV deve ser realizada em condições assépticas.
Materiais
- Luvas de procedimento
- Gaze estéril
- Álcool a 70%
- Frasco ampola de ácido zoledrônico 5mg/100ml pronto uso
- Equipo gravitacional IL

Reconstituição:
Solução pronta para uso.
Volume por frasco: 100 ml.

Estabilidade após Aberto: uso imediato. Descartar sobras.

Diluição:
Não se aplica (N/A)
PVC N/A, soro glicosado: N/A
Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica
Fotossensibilidade: não.
Via de Administração: IV
Potencial emético: baixo
Tempo de infusão: N/A
Preparo:
1. faça a assepsia da tampa de borracha do frasco com gaze e álcool e inserir o equipo e preenche-lo com a própria medicação. Etapa que poderá ser feita pela enfermagem.

Orientações Gerais:
- Após aberto pode ser usado até 24h, se conservado em temperaturas entre 2° e 8° graus.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura