Alfa-1 Antitripsina, Fenotipagem, soro

Outros nomes:

Alfa-1 Antitripsina, Fenotipagem

Fenotipagem de alfa-1 antitripsina

Orientações necessárias

- É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar 1,5 mL de soro em tubo de alíquota padrão ((volume mínimo: 0,5 ml); - Enviar refrigerado. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 28 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 28 dias; Congelada (-20 ºC): 28 dias.

Método

Cromatografia líquida e Espectrometria de massa em Tandem.

Valor de referência

- Alfa-1-antitripsina: 100 - 190 mg/dL. - Descritivo

Interpretação e comentários

- Este teste é útil na investigação de crianças com cirrose hepática ou de adultos jovens com enfisema pulmonar, especialmente quando têm redução no teor de alfa-1-antitripsina sérica (AAT). Produzida no fígado, a AAT é muito abundante no soro, tendo o papel de inibir diversas proteases, tais como a elastase e a tripsina. - A fenotipagem consiste na caracterização das diferentes variantes de migração eletroforética da AAT, que são conhecidas como fenótipos. Existem pelo menos 60 diferentes fenótipos de migração já identificados e a diversidade na região codificadora da AAT deve ser ainda muito maior. O fenótipo mais comum da AAT é o M. - A deficiência de AAT freqüentemente se associa com o fenótipo Z (ZZ). Já os fenótipos SS e SZ também estão associados com níveis reduzidos de AAT. Em tais situações, somente uma parte dos pacientes desenvolve hepatopatia e pneumopatia. No caso de fenótipo Z, o que ocorre é uma não-secreção da AAT pelos hepatócitos. Há situações mais raras, com total ausência de síntese de AAT.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989