Alfa-2-Macroglobulina, soro

Outros nomes:

Alfa 2 Macroglobulina, soro

Macroglobulina, alfa-2, soro

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo. - Clientes com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18°C - Aliquotar 2 mL de soro em tubo de alíquota padrão. (volume mínimo: 1 mL). - Encaminhar material refrigerado ao LARI/LARN - Há rejeição de amostras com lipemia Estabilidade: - Temperatura ambiente: 72 horas; - Refrigerada: 21 dias; - Congelada: 28 dias.

Método

Nefelometria

Valor de referência

Inferior ou igual a 18 anos: 178 a 495 mg/dL Acima de 18 anos: 100 - 280 mg/dL

Interpretação e comentários

A alfa-2-macroglobulina é uma das maiores proteínas plasmáticas e possui importantes funções no sistema linfático, no sistema do complemento e na hemostasia. Níveis aumentados são observados na síndrome nefrótica, quando outras proteínas de menor peso molecular são perdidas e a alfa-2-macroglobulina é retida devido ao seu tamanho. Em pacientes com cirrose hepática e diabetes os níveis também podem estar aumentados. Pacientes com pancreatite aguda exibem baixas concentrações plasmáticas, que se correlacionam com a gravidade da doença. Em estados hiperfibrinolíticos, após grandes cirurgias, na septicemia e na insuficiência hepática grave os níveis de alfa-2-macroglobulina geralmente são baixos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989