Amicacina, soro

Outros nomes:

Amicacina, pesquisa e dosagem no sangue

Amicacil®

Amikin®

Bactomicin®

Novamin®

Orientações necessárias

- Este exame requer um jejum mínimo de três horas. - Recomenda-se que a primeira dosagem seja realizada somente se o cliente recebeu pelo menos três doses de amicacina. - A obtenção das amostras deve atender à solicitação médica, mas, geralmente, são feitas duas coletas de sangue: -- uma no vale, 30 minutos antes da próxima dose ou imediatamente antes da administração do antibiótico; -- outra no pico, precisamente após uma hora da aplicação do medicamento por via intramuscular ou, então, depois de meia hora do término da administração endovenosa da amicacina (infusão com duração de 30 minutos).

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2739 g, por 10 minutos, a 18ºC; - Não aliquotar; - Enviar a amostra ao HOSA o mais rápido possível, sob refrigeração. - Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: 8 horas; -- refrigerada (2-8ºC): 48 horas; -- congelada (-20ºC): 30 dias

Método

- Imunoturbidimetria

Valor de referência

- Administração a cada 12 horas: -- vale: de 5 a 10 µg/mL; -- pico: de 15 a 30 µg/mL. - Administração em dose única diária: -- vale: inferior a 1 µg/mL; -- pico: de 56 a 64 µg/mL.

Interpretação e comentários

- A amicacina, um antimicrobiano da classe dos aminoglicosídeos, tem o potencial de causar insuficiência renal por necrose tubular aguda, surdez por toxicidade coclear, vertigem por dano vestibular e, raramente, bloqueio neuromuscular. O risco de nefrotoxicidade aumenta com a administração concomitante de ciclosporina, vancomicina, anfotericina B ou contraste radiológico. - O nível sérico máximo (pico) tem correlação com eficácia terapêutica, enquanto o mínimo (vale) se correlaciona com nefrotoxicidade. Concentrações mínimas (vale) iguais ou superiores a 1 µg/mL - para administração em dose única diária - ou a 5 µg/mL - para aquela feita a cada 12 horas -, indicam a necessidade de redução da dose ou de aumento do intervalo entre as doses. - Considerando que os aminoglicosídeos têm cinética linear e que o intervalo entre cada administração seja mantido, a dose pode ser ajustada de modo diretamente proporcional ao aumento ou à diminuição do nível sérico desejado. Esse cálculo pode ser aplicado após a terceira dose, quando é atingido o estado de equilíbrio estável.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989