Anal swab, região peri-anal

Outros nomes:

ENTEROBIUS, PESQUISA C/FITA

OXIUROS, PESQUISA DE

OXIURUS OU ENTEROBIUS, METODO FITA DUREX P/PESQ

OXIURUS OU ENTEROBIUS, PESQUISA DE

SWAB ANAL

ENTEROBIUS VERMICULARIS

Orientações necessárias

- O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. - O ideal é que o indivíduo não tenha utilizado anti-helmínticos nas três semanas que antecedem o exame.

Processamento e adequação da amostra

- Verificar as condições do material - Envolver as 3 espátulas em papel toalha. Fixar com elástico,de modo que a identificação fique exposta - Enviar à seção, em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 7 dias; Refrigerado (2-8 °C): não aceitável; Congelado (-20 °C): não aceitável.

Método

- Método de Hall, modificado. Remoção dos ovos do parasita (Enterobius) da região perianal, utilizando espátulas recobertas de cola especial com posterior identificação microscópica

Valor de referência

- Ausência de ovos ou de formas adultas de Enterobius vermicularis.

Interpretação e comentários

- O anal swab para a recuperação de ovos e fêmeas de Enterobius vermicularis (Oxiurus) da região perianal consiste no método mais eficaz para diagnosticar essa parasitose. Como a postura dos ovos pelas fêmeas desse parasita não é feita no intestino, e, sim, na região perianal, o encontro de ovos nas fezes se mostra puramente acidental - ocorre em somente 5 a 10% dos indivíduos infectados. No entanto, a migração das fêmeas para a região perianal é esporádica. Assim, para demonstrar a infecção, há necessidade da coleta de 3 a 6 amostras de material, em dias consecutivos. A parasitose por Enterobius é extremamente comum em crianças e incide com mais freqüência em mulheres que em homens.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989