Anatomopatológico, peça radical, Vários Materiais

Outros nomes:

ANATOMOPATOLÓGICO DE PECA CIRURGICA

ANATOMOPATOLÓGICO DE PECA INTEIRA

Anatomopatológico de peça radical

Orientações necessárias

- Este exame é realizado somente em material enviado, fixado previamente em formol a 10%. - A peça cirúrgica deve ser entregue preferencialmente até 24 horas após sua retirada. - Para o envio de material oriundo de necropsias, seja para verificação de óbito, seja por motivos médico-legais, primeiramente é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para que seja feito contato com um médico responsável do Setor de Anatomia Patológica. O Fleury só realiza essa análise em casos excepcionais, com pedido explícito judicial ou do legista/patologista, definindo o motivo da solicitação. - O Fleury não analisa material proveniente de animais (Patologia Veterinária). - O material deve ser acompanhado de solicitação médica com as informações clínicas pertinentes para a interpretação dos casos.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material para o AP em temperatura ambiente. ATENÇÃO: Para todas as Unidades fora de São Paulo enviar além da amostra o "TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PROCEDIMENTO DIAGNÓSTICO EM PATOLOGIA", assinado pelo cliente.

Método

- É feita uma descrição das características macroscópicas do material recebido. Os fragmentos representativos das áreas de interesse são incluídos em parafina e corados habitualmente pela hematoxilina-eosina. Colorações especiais podem ser realizadas quando necessário. O material analisado pode ser submetido a vários exames adicionais, tais como: exame imunohistoquímico, hibridização "in situ" e ploidia de DNA, entre outros.

Valor de referência

- O resultado é fornecido com diagnóstico histopatológico e segue nomenclatura padronizada.

Interpretação e comentários

- As peças recebidas são examinadas macroscopicamente e descritas segundo esquemas padronizados, que também orientam sobre o local e o número de fragmentos a serem estudados. No caso de neoplasias, esses procedimentos visam especialmente a fornecer dados para determinar o estágio do câncer. Após a inclusão dos fragmentos selecionados em parafina, realizam-se cortes finos no material, que são corados e examinados ao microscópio. Os cortes iniciais ficam prontos geralmente no dia seguinte à entrada da peça no Fleury, quando são examinados pelos patologistas, que, no entanto, podem decidir pela necessidade de cortes adicionais. Quando se tratar de material calcificado, como osso, o processo é mais demorado, exigindo descalcificação previamente à sua inclusão em parafina. - São interferentes nesta análise a fixação inadequada e a autólise do material.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989