Outros nomes: Anestesia para Histeroscopia, ANESTESIA PARA PROCEDIMENTOS DE TEMPO CURTO, Anestesia para EGD, Anestesia para líquor LCR, Anestesia para punção de medula PUNCMED, Anestesia para RX contrastado, Anestesia para biópsia de medula óssea biopsios, Anestesia para biópsia guiada por ultra sonografia
"I – PREPARO:
- O cliente deve realizar JEJUM absoluto de 8 (oito) horas, inclusive de água.
- Para crianças menores de 4 anos: o médico anestesista poderá fornecer informações mais detalhadas sobre o preparo ao longo da entrevista com os pais ou responsáveis. Contudo, independentemente da idade, a população pediátrica requer vigilância permanente durante as horas de jejum.
-Em caso de infecções de vias aéreas superiores (gripe/resfriado): o exame sob anestesia não será realizado, por aumentar as chances de complicações. O agendamento estará liberado 15 dias após resolução do quadro.
II – CONTRA INDICAÇÕES:
Indicação para realização de exame em ambiente HOSPITALAR:
-Pacientes com quadros clínicos descompensados.
-Pacientes com implantes de cateteres de longa permanência (Porth-a-Cath, por exemplo).
-Pacientes com insuficiência renal e necessidade de diálise.
-Pacientes com IMC acima de 40.
-Pacientes acamados.
-Pacientes com alergia a látex.
-Pacientes abaixo de 1 ano de idade.
-Pacientes em uso de oxigênio domiciliar.
-Pacientes acima de 80 anos para realização de ressonância magnética.
-Pacientes em uso de cardioversor desfibrilador implantável (CDI).
COVID:
-O exame não é realizado em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Quadros leves e moderados pós-covid-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente: é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) pós-covid-19: é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
OUTRAS RECOMENDAÇÕES:
- Clientes alérgicos a contraste: entrar em contato com a Central de Atendimento para obter orientações.
- Em caso de gripe, resfriado ou febre, o procedimento com anestesia só pode ser realizado 14 dias após o desaparecimento dos sintomas. Se o exame já estiver agendado, é necessário ligar para a Central de Atendimento ao Cliente até um dia antes para remarcá-lo.
- Pacientes com doenças associadas (de acordo com protocolo estabelecido junto ao CAC) devem ser avaliados pelo médico anestesista para liberação do exame, através de contato telefônico. Ainda assim, a avaliação imediatamente a indução anestésica é uma recomendação do CFM e será realizada na unidade no dia do exame. Caso não apresente condições clínicas adequadas, o paciente poderá ter seu exame remarcado.
- Na ausência de jejum adequado, o exame será cancelado.
- MEDICAÇÕES: manter medicações de uso contínuo.
Alguns medicamentos devem ser suspensos.
Interromper o uso das medicações listadas abaixo:
21 dias antes:
Semaglutida (Ozempic®)
Semaglutida (Wegovy®)
Semaglutida (Rybelsus® - via oral)
Dulaglutida (Trulicity®)
Tirzepatida (Monjaro®)
48 horas antes:
Orlistate (Xenical®)
Dabigatrana (Pradaxa®)
Rivaroxabana (Xarelto®)
Apixabana (Eliquis®)
Edoxabana (Lixiana®)
Liraglutida (Victoza®, Saxenda®, Xutolphy®)
Dapagliflozina (Forxiga® e Xigduo®)
Empagliflozina ( Jardiance ®)
Para as seguintes medicações, seguir as orientações relacionadas ao seu exame (por ex. Biopsias, colonoscopias, etc)
Varfarina (Marevan®, Coumadin®)
Clopidogrel (Plavix®, Plagrel®, Iscover®)
Prasugrel (Effient®)
Ticlopidina (Ticlid®)
Ticagrelor (Brilinta®)
Enoxaparina (Clexane®)
III – EXAME
- Este procedimento só é feito com pedido médico, no qual deve constar o termo anestesia, especialmente em se tratando de atendimento coberto por planos de saúde.
- O procedimento só será realizado após avaliação pré-anestésica pela Equipe Médica, na unidade de atendimento. Em caso de falta de condições clínicas o exame pode ser reagendado.
- O agendamento deve ser efetuado, com, no mínimo, 24 horas de antecedência.
- Não realizamos exames com anestesia em crianças abaixo de 1 ano.
- É obrigatória a presença de acompanhante com 18 anos ou mais desde o momento de sua chegada à unidade até o término do exame
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal para a realização do procedimento.
- Quando há necessidade de fazer mais de um exame de ressonância magnética no mesmo dia, é preciso avaliar se isso é seguro. Isso acontece porque, em alguns casos, pode ser necessário trocar equipamentos chamados "bobinas" durante os exames. Se o paciente estiver anestesiado, essa troca pode representar um risco à saúde. Por isso, essa decisão deve ser feita com o acompanhamento e a avaliação de um médico anestesista.
IV - Cuidados após exame (até 24 horas após o exame)
- Não dirigir;
- Não ingerir bebida alcoólica;
- Atenção e reflexos podem ficar lentificados após o exame. Sendo assim, não é recomendada a realização de atividades laborais e assinatura de documentos importantes.
Os procedimentos mais comumente realizados sob anestesia incluem: a Endoscopia e a colonoscopia, as Biópsias, as Ressonâncias Magnéticas, e a Histeroscopia, entre outros.
A escolha da técnica anestésica depende do tipo de exame e do estado clínico do cliente, podendo variar desde sedação até anestesia geral.
Após o procedimento, o paciente deve permanecer na unidade até recuperação completa do nível de consciência e sinais vitais.