Manual de exames

Antibiograma, incluido, Vários Materiais

Outros nomes:

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Este exame é realizado , após liberação de cultura POSITIVA, onde o médico solicita posteriormente a inclusão de antibiograma.
- Neste caso, o prazo máximo para a solicitação do exame, após a liberação da cultura, é de sete dias.
- A análise também pode ser feita em amostra bacteriana (cepa), enviada em placa ou tubo de cultura ou em microrganismo isolado, enviado em meio de transporte adequado, à temperatura ambiente.

Método

- Disco-difusão e/ou microdiluição segundo as normas vigentes do BrCAST - Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility.

Valor de referência

- O antibiograma pela metodologia da difusão do disco expressa se o microrganismo é sensível (S), resistente (R) ou possui sensibilidade intermediária (I) aos antimicrobianos testados, de acordo com as normas do CLSI (Clinical Laboratory Standard Institute), antigamente denominado de CLSI (The Clinical and Laboratory Standards Institute). Esta interpretação é feita de acordo com as leituras dos halos de inibição (em mm) observada frente aos diversos antimicrobianos testados, que são selecionados de acordo com a espécie bacteriana e o material clínico de onde a mesma foi isolada.
- Tais critérios guardam relação com os níveis dos antimicrobianos habitualmente atingíveis no sangue.

Interpretação e comentários

- A principal finalidade do antibiograma originou-se da necessidade de detectar resistências imprevisíveis para efetuar a escolha do antimicrobiano mais adequado para o tratamento. Além disso, este exame tem importância epidemiológica no acompanhamento da resistência bacteriana porque possibilita monitorizar o surgimento de novos mecanismos de resistência e acompanhar a disseminação dos já existentes.
- O teste é útil para o adequado tratamento das infecções bacterianas, uma vez que pode indicar a que antimicrobianos o microrganismo é sensível ou resistente. Os medicamentos selecionados para a análise são os mais indicados, levando sempre em consideração o patógeno e o material clínico de procedência. De toda forma, outros antimicrobianos podem eventualmente ser também testados, caso isso seja solicitado pelo clínico responsável.
- Este exame é qualitativo e informa somente se a bactéria é sensível ou resistente aos antimicrobianos testados. De qualquer forma, aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos são também importantes na escolha do antimicrobiano mais adequado para a terapêutica.
- Há situações em que é importante que o antibiograma forneça também a concentração inibitória mínima (CIM) do antimicrobiano que inibe o crescimento da bactéria. Para tanto, o médico deve solicitar um antibiograma quantitativo e especificar os antimicrobianos a serem testados (ver exame Concentração Inibitória Mínima para Antibióticos).

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura