Antibiograma, para microrganismos anaeróbios, Vários Materiais

Outros nomes:

ANAEROBIOS, ANTIBIOGRAMA

ANAEROBIOS, SENSIBILIDADE PARA

ANTIBIOGRAMA, ANAEROBIOS

SENSIBILIDADE AOS ANTIBIOTICOS P/ANAEROBIOS

Antibiograma para microrganismos anaeróbios

Orientações necessárias

- Este exame é realizado somente diante de resultado positivo de cultura para anaeróbios. - O antibiograma pode ser solicitado junto com o exame de cultura para anaeróbios ou em microrganismo isolado anteriormente no Fleury. Neste caso, é necessário verificar com a Central de Atendimento ao Cliente se a amostra ainda se encontra viável. - A análise também pode ser feita em microrganismos (cepas) enviados.

Processamento e adequação da amostra

- Realizado a partir de cepa enviada, ou cultura de anaeróbios (WANAERO) anterior positiva.

Método

- Determinação da Concentração Inibitória Mínima pelo método do Etest, proporcionando resultados quantitativos em microgramas/mL de acordo com as normas estabelecidas pelo NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory Standards).

Valor de referência

- Exame realizado pela metodologia do Etest. O exame expressa a concentração mínima dos antimicrobianos (CIM) que inibem o crescimento do microrganismo em ug/mL. Esta concentração varia de acordo com o microrganismo e o antimicrobiano testado. A bactéria é considerada sensível ou resistente, de acordo com critérios previamente estabelecidos pelo CLSI (Clinical Laboratory Standard Institute), antigamente denominado de NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory Standards).

Interpretação e comentários

- O exame é útil para o tratamento adequado das infecções causadas por microrganismos anaeróbios, detectados em materiais clínicos nos quais eles podem ter papel patogênico importante, como abscessos, fístulas, próteses, enxertos, osteomielites, artrites e endocardites ou bacteremias em indivíduos que passaram por cirurgia abdominal, entre outros. Dentre as bactérias anaeróbias estritas, os gêneros mais prevalentes nessas infecções incluem: Clostridium, Bacteroides, Prevotella, Porphyromonas e Fusobacterium. - Para bactérias gram-negativas, o exame testa os antimicrobianos penicilina, metronidazol, imipenem e clindamicina. Para gram-positivas, as mesmas drogas são analisadas, com exceção do metronidazol. Vale lembrar que outros antimicrobianos podem eventualmente ser testados sob consulta prévia.

Hospitais

- Realizado junto com o exame de cultura de anaeróbios (WANAERO) ou a partir de uma cultura de anaeróbios anterior positiva.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989