Antígenos bacterianos, Vários Materiais

Outros nomes:

ANTIGENOS BACTERIANOS, DETECCAO

ANTIGENOS BACTERIANOS, PESQUISA DE

Haemophilus influenzae, detecção de antígenos

Meningococo, detecção de antígenos

Streptococcus pneumoniae, detecção de antígenos

Pneumococo, detecção de antígenos

Streptococcus agalactiae, detecção de antígenos

Neisseria meningitidis, detecção de antígenos

Orientações necessárias

I- Material - Este exame pode ser realizado em amostras de líquor ou sangue. - Quando se tratar de liquor, a coleta pode ser efetuada pelo próprio médico assistente. Se o cliente quiser colher o material no Fleury, é necessário agendar a punção com antecedência. Neste caso, os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. II- Para amostras não colhidas no Fleury - Amostras de liquor destinadas à pesquisa de antígenos e à cultura precisam ser enviadas em frascos separados, até 24 horas após a coleta, devendo igualmente ser mantidas refrigeradas.

Processamento e adequação da amostra

SANGUE: - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC - Aliquotar 2 mL (mínimo de 0,6 mL) de soro em tubo estéril, usando pipeta estéril e enviar refrigerado (2-8 ºC) para a Seção de Microbiologia. - LÍQUOR: - As amostras de líquor não necessitam manipulação. - Volume mínimo: liquor: 0,5 mL Estabilidade da amostra Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas. Congelada (-20 °C ): 7 dias.

Método

- Aglutinação de partículas de látex sensibilizadas com anticorpos monoclonais

Valor de referência

- Pesquisa negativa.

Interpretação e comentários

- O teste tem sensibilidade inferior àquela da cultura, e semelhante àquela da bacterioscopia pelo método de Gram. Sua maior utilidade é no diagnóstico etiológico de meningites em pacientes cujo tratamento antimicrobiano foi iniciado antes da coleta da amostra, já que a viabilidade bacteriana não é condição necessária para o teste. Nesses casos, a cultura é usualmente negativa, e isoladamente não permitiria o diagnóstico. Outra aplicabilidade é a determinação do sorogrupo de Neisseria meningitidis, que pode subsidiar a indicação de vacinação de contatos indiretos. - Quanto a Haemophilus influenzae, o teste detecta apenas o sorotipo capsular b. Outros sorotipos de H. influenzae como a, c, d, e, f podem causar meningite; portanto é essencial que o exame do líquor para diagnóstico de meningites bacterianas agudas inclua também cultura e exame bacterioscópico.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989