Antipeptideos Carbamilados, Anticorpos, soro

Outros nomes:

ANTI PROTEINAS CARBAMILADAS

ANTICORPOS ANTI PROTEINAS CARBAMILADAS

Orientações necessárias

Este exame não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos - Centrifugar a 3000 rpm por 10 minutos a 18ºC - Não aliquotar - Enviar a seção em temperatura ambiente - Volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL. ESTABILIDADE DA AMOSTRA: - Temperatura ambiente: 8 horas; - Refrigerada (2-8ºC): 7 dias; - Congelada (-20ºC): 3 meses.

Método

Ensaio imunoenzimático (ELISA)

Valor de referência

NÃO REAGENTE: Índice 0,0 - 0,8 INTERMEDIÁRIO: Índice maior ou igual a? 0,9 a 1,1 REAGENTE: Índice maior ou igual a? 1,2

Interpretação e comentários

Anticorpos anti-proteínas carbamiladas (proteínas que contém resíduos homocitrulina) foram detectados em até 45% dos pacientes com Artrite Reumatoide (AR) e também entre 16 a 30% dos pacientes com AR e negativos para anticorpos antipeptídeos citrulinados (ACPA). Pacientes com AR ACPA-negativos, mas com anticorpos anti-peptídeos carbamilados (anti-CarP), foram associados a uma progressão radiológica mais agressiva que aqueles sem qualquer desses autoanticorpos, constituindo, portanto, um fator prognóstico para pacientes até então considerados como "soro-negativos". Além disso, numa coorte com artralgia, anticorpos anti-CarP predisseram o desenvolvimento da AR independentemente da presença de ACPA. O teste para anticorpos anti-CarP foi padronizado para oferecer alta especificidade para o diagnóstico de artrite reumatoide, mas não oferece alta sensibilidade.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989