Arsênico, sangue total

Outros nomes:

Pesquisa e dosagem de arsênio sangue total

Pesquisa e dosagem no sangue arsênico

Pesquisa e dosagem no sangue arsênio

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame. - O procedimento é realizado mediante apresentação do documento de identidade (RG). - O cliente deve evitar o consumo de frutos do mar 48 horas antes da coleta. - Não é necessário preparo para este exame. - O procedimento é realizado mediante apresentação do documento de identidade (RG). - O cliente deve evitar o consumo de frutos do mar 48 horas antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear; - Receber o material no próprio tubo de coleta 6 mL, tampa azul, de plástico, livre de metal (GREINER) e enviar à seção. - Enviar o material à seção, em temperatura ambiente, no mesmo dia da coleta. No caso de não ser possível, manter o material refrigerado (4-8 °C) até o momento do encaminhamento. ATENÇÃO: Quando solicitado dosagem de ARSEN e outros metais sangue total na mesma ficha, tais como: PB e COBALTO, a coleta deve ser realizada no mesmo tubo Livre de Metal HEPARINA 6 mL GREINER. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS)

Valor de referência

Inferior a 23 µg/L

Interpretação e comentários

- O teste se destina à identificação de indivíduos expostos ao arsênico de forma aguda. O organismo trata o arsênico como fosfato, incorporando-o de maneira competitiva nos processos de fosforilação oxidante. Isso resulta em redução de energia para as células. - Essa substância é utilizada na fabricação de munições, fogos de artifício, produção de baterias, herbicidas, indústria de couro, têxteis, vidros, cerâmica, madeireiras, mineração e curtumes. - O quadro de intoxicação pode se apresentar de forma bastante inespecífica. A Intoxicação aguda se apresenta como conjuntivite, bronquite e dispneia, distúrbios gastrintestinais, vômitos e choque, podendo levar à morte. Já a intoxicação crônica pode apresentar perfuração do septo nasal, Irritação da árvore respiratória e lesões na pele (eczema, pústula, dermatites das áreas expostas, hiperqueratose, melanoma, estrias ungueais), ainda, neuropatia sensorial unilateral, distúrbios motores e parestesias, bem como alterações hepáticas e alterações hematológicas (anemia e leucopenia). Também pode provocar câncer de pele e pulmonar. - Resultados alterados podem ocorrer após a ingestão recente (48 horas) de frutos do mar.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989