Outros nomes: Baciloscopia para hanseníase , Pesquisa de BAAR para hanseníase, Pesquisa para hanseníase BAAR, Pesquisa para hanseníase bacilos álcool ácido resistentes, Pesquisa bacilos de hansen, Pesquisa de bacilo de hansen, Pesquisa de hanseniase, Pesquisa de BAAR para lepra, Bacilos álcool ácido resistentes BAAR para hanseníase, Pesquisa em lesão de pele ou linfa bacilo de hansen, Pesquisa de micobacterium leprae
- Este exame destina-se à pesquisa de "bacilos álcool ácido resistentes" (BAAR) em pacientes com suspeita clínica de hanseníase.
- Para essa pesquisa é realizada coleta de linfa de lóbulo de orelha e de lesões cutâneas, se houver.
- Este exame é realizado atualmente nas seguintes Unidades de Atendimento:
Republica do Libano I, Paraíso, Villa Lobos, Campinas.
- Enviar as lâminas em caixa apropriada para a Microbiologia em temperatura ambiente.
- Exame microscópico direto do material após coloração de Ziehl-Neelsen.
- Pesquisa negativa.
- O exame é útil no diagnóstico das infecções por Mycobacterium leprae, constituindo ferramenta indispensável no diagnóstico da hanseníase, uma vez que o Mycobacterium leprae não cresce em meios de cultura. Assim, o bacilo só pode ser demonstrado por meio desta coloração, realizada na linfa coletada de lesões de pele ou do lóbulo auricular. A vantagem do método é a rapidez de execução e alto valor preditivo positivo. Um resultado negativo, porém, não exclui a possibilidade da doença.