Manual de exames

Bacterioscópico, esperma

Outros nomes: Bacterioscópico de esperma, Citobacterioscópico de esperma , Bacterioscópico/gram de líquido seminal esperma

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Não há necessidade de abstinência sexual prévia para a realização do exame.
- De preferência, a amostra deve ser colhida em qualquer unidade do Fleury, mas a coleta pode ser feita também na residência do cliente, desde que não haja pedido de espermograma.
- Caso o indivíduo queira colher o material em casa, deve retirar, no Fleury, o frasco estéril para armazenar o material e as instruções necessárias. A amostra precisa ser entregue, no máximo, até seis horas após a coleta.
- Se houver também solicitação de exame de urina, o cliente deve colher a urina primeiro.
- Horários de coleta no Fleury:
-- Unidade Paraiso: de 2ª a 6ª das 7 às 21 horas, aos sábados das 7 até 18 horas e aos domingos e feriados das 7 às 12 horas.
-- Unidade República do Líbano I : de 2ª a sábado, das 7 até 12 horas.
-- Demais Unidades: de 2ª a sábado das 7 às 12 horas.


Processamento e adequação da amostra

- Se houver também solicitação de ESPERM, fazer 2 lâminas e colocar no frasco porta lâminas.
- Enviar o frasco porta lâminas em saco plástico apropriado
- Se não houver solicitação de ESPERM, enviar todo o material para a Microbiologia, em saco plástico, em temperatura ambiente.

Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 12 horas;
Refrigerado (2-8 ºC): 24 horas;
Congelado (-20°C): não aceitável.

Método

- Exame microscópico direto do material clínico após coloração pelo método de Gram.
Quando o exame não é acompanhado de espermograma, é também realizado o exame microscópico direto do material para avaliação de celularidade (presença de leucócitos e eritrócitos além do registro da presença ou não de espermatozóides).

Valor de referência

- Ausência de microrganismos coráveis pelo método de Gram ou em alguns casos pequena quantidade de bactérias, geralmente cocos gram-positivos, que fazem parte da microbiota normal da uretra masculina.

Interpretação e comentários

- O exame permite a detecção de bactérias, mas dá especial atenção a diplococos gram-negativos intra e extracelulares, sugestivos de Neisseria gonorrhoeae, e a bacilos gram-variáveis sugestivos de Gardnerella vaginalis. A presença de fungos também é pesquisada. Por se tratar de metodologia que cora a parede celular, o teste não detecta as bactérias desprovidas dessa estrutura, como a Mycoplasma, e as de crescimento intracelular, como a Chlamydia. No homem oligossintomático, o exame bacterioscópico pelo método de Gram é pouco efetivo, razão pela qual se recomenda a realização de cultura para tais casos.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura