Bacterioscópico, secreção prostática

Outros nomes:

Bacterioscópico de secreção prostática

PROSTATA, BACTERIOSCOPICO/GRAM DE SECR PROSTATICA

PROSTATICA, SECRECAO, BACTERIOSCOPICO/GRAM

Orientações necessárias

- O cliente não deve usar medicamento tópico nas 12 horas que antecedem o exame. - Para realizar a coleta, o indivíduo precisa estar com uma pausa sexual de 48 horas. - Materiais colhidos fora do Fleury devem ser entregues em frasco estéril até seis horas após a coleta. - As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, em todas as Unidades de Atendimento. No período da tarde, de segunda a sexta, somente nas Unidades Ibirapuera (até às 18 horas) e Paraíso (até às 21 horas). Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso.

Processamento e adequação da amostra

- Preparar a lâmina (esfregaço), deixar secar em temperatura ambiente e colocar em frasco porta-lâmina. - Encaminhar para a Seção de Microbiologia.

Método

- Exame microscópico direto após coloração pelo método de Gram.

Valor de referência

- Ausência de microrganismos coráveis pelo método de Gram.

Interpretação e comentários

- As prostatites podem ser classificadas como bacterianas agudas, bacterianas crônicas e não-bacterianas, também denominadas de prostatites crônicas idiopáticas. Dentre as três formas, a crônica e a não-bacteriana são as mais comuns. A infecção bacteriana da próstata pode ocorrer como resultado de uma infecção ascendente da uretra ou por refluxo de urina infectada para a uretra posterior. Existe também uma associação entre prostatite bacteriana e infecção urinária. - O exame microscópico direto pode ser útil para a avaliação de prostatites. Apesar de não ser o método de eleição, permite detectar fungos e avaliar a presença de leucócitos e de outros tipos celulares. Por se tratar de metodologia que cora a parede celular, o exame não detecta as bactérias desprovidas dessa estrutura, tais como a Mycoplasma hominis e a Ureaplasma urealyticum. No caso de suspeita de infecção por Chlamydia, deve ser solicitada uma pesquisa específica. - O método também inclui o exame microscópico direto a fresco. A presença de 15 ou mais leucócitos por campo (400 vezes) pode ser considerada clinicamente significativa, sobretudo quando a contagem de leucócitos se encontra dentro da normalidade na urina de primeiro jato e na de jato médio. Para um diagnóstico definitivo e mais preciso, contudo, é fundamental a realização da cultura.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989