Manual de exames

Bence Jones, Proteínas de, urina

Outros nomes: BENCE JONES, PROTEINA DE, PESQUISA, Pesquisa de cadeias leves livres na urina, Imunoeletroforese de proteínas urinárias, Cadeias kappa e ou lambda livres na urina, Cadeia leve kappa e ou lambda em urina de 24 horas, Imunofixação de proteínas urinárias, Cadeia leve kappa e lambda em amostra isolada, BENCE JONES, PROTEINA DE, AMOSTRA ISOLADA, BENCE JONES, PROTEINA DE, EM URINA DE 24 HORAS, BENCE JONES, PROTEINA DE, AMOSTRA ISOLADA DE URINA

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Esse exame é realizado em amostra de urina isolada, de 24 horas ou de qualquer outro período de tempo especificado pelo médico.
- Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta na ocasião da menstruação.
- Amostras de urina isolada devem ser entregues até três horas após a coleta.
- Para colher amostras de urina de 12 ou 24 horas, o cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos e as instruções, devendo entregar o material até 24 horas após o término da coleta.

Processamento e adequação da amostra

18 - Processamento da amostra
- Caso seja urina de 24 horas ou de outro período, medir volume, anotar na ficha do cliente e no sistema, o horário da primeira e última micção.
- Aliquotar cerca de 12 mL no tubo cônico descartável de tampa amarela.
- Aliquotar a urina também em tubo de 3 mL para dosagem da PROTURESP.
- Enviar à seção refrigerada

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

- Eletroforese zonal em gel de agarose, após concentração da urina por ultrafiltração; caracterização imunoquímica por imunofixação, com antisoros específicos para cadeias leves e pesadas de imunoglobulinas. A proteína total é determinada pelo método colorimétrico de Pirogalol.

Valor de referência

- Pesquisa negativa.

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico de síndromes mielomatosas. As proteínas de Bence Jones são encontradas em cerca de dois terços das síndromes de gamopatias monoclonais, a exemplo de mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldenstrom e linfomas, e também nas formas AL de amiloidose. Da mesma forma, é possível observar cadeias leves e livres na urina em situações de estimulação imune policlonal e em tubulopatias. Em tais condições, porém, são policlonais.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura