Manual de exames

Berílio, sangue total

Outros nomes: Pesquisa e dosagem no sangue Berílio

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de quatro horas..

Processamento e adequação da amostra

Não manusear
- Receber o material no próprio tubo de coleta 6 mL, tampa azul, de plástico, livre de metal EDTA 6 mL - BD e enviar à seção.

- Enviar o material à seção, refrigerado, de 2 a 8°C.

ATENÇÃO:
Quando solicitado dosagem de BERILIO e outros metais em sangue total na mesma ficha, tais como: PB, MERCURIO, MERCURTE, CADMIO, ARSEN, ARSENTE e COBALTO, a coleta deve ser realizada no mesmo tubo Livre de Metal EDTA 6 mL - BD.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias;
Congelada (-20 ºC): 30 dias.


Método

Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS)

Valor de referência

Inferior a 1,0 µg/L

Interpretação e comentários

O mercúrio e seus compostos são encontrados na produção de cloro e soda caustica (eletrólise), em equipamentos elétricos e eletrônicos (baterias, retificadores, relés, interruptores etc.), aparelhos de controle (termômetros, barômetros, esfigmomanômetros), tintas (pigmentos), amálgamas dentárias, fungicidas, lâmpadas de mercúrio, laboratórios químicos, preparações farmacêuticas, detonadores, óleos lubrificantes, catalisadores e na extração de ouro. Eventualmente, pode ser contaminante de peixes e frutos do mar.
- O mercúrio metálico elementar é praticamente atóxico e o organismo humano não tem sistema que o altere quimicamente. Dessa forma, um acidente mais ou menos frequente, que é a ingestão de mercúrio de termômetro, não se mostra grave e, em geral, não acarreta riscos. Já o mercúrio ionizado (Hg+ ou Hg++) é muito tóxico, por reagir com o grupo sulfidril das proteínas, provocando mudanças na estrutura terciária. Por esse mecanismo, alteram-se as funções das proteínas (enzimas), que passam a ser imunogênicas.
- A intoxicação por mercúrio, tanto em sua forma aguda como crônica, podem se apresentar como alterações do sistema respiratório, tais como irritação, pneumonite e edema pulmonar, bem como no sistema digestório (cólicas e irritação). Também podem aparecer alterações do sistema nervoso tais como tremores, ataxias e alterações comportamentais. São observadas, ainda, alterações renais e acrodinia.



Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura