Biópsia de cotovelo, guiada por Tomografia Computadorizada

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento - A biópsia diagnóstica é feita com agulha percutânea orientada por tomografia. - A escolha da anestesia será feita caso a caso podendo ser local, sedação ou geral. - Após a biópsia, o cliente tem de permanecer em repouso, no Fleury, por até cinco horas, de forma que as devidas providências possam ser tomadas se houverem complicações. - As complicações graves (inclusive fatais, muito raramente) são raras, e, se ocorrerem, poderá haver necessidade de transferência do cliente para um hospital de retaguarda. - Na ausência de complicações, o indivíduo é liberado para sua residência após esse período, com orientações gerais dadas pelo médico da unidade. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica e após a assinatura do termo de consentimento pelo paciente e pelo médico da unidade de intervenção. - A biópsia, a princípio, não deve ser feita na vigência de infecções, de febre e de hipertensão descontrolada. - O procedimento está contraindicado na gestação, salvo em situações nas quais seja absolutamente necessário. - O cliente tem de comparecer acompanhado por um adulto à unidade de atendimento para a realização do exame. Se for menor de 18 anos, há necessidade de o acompanhante ser um responsável legal. III - Preparo - Este exame pode ser feito com anestesia local ou geral/sedação, dependendo do caso. Para anestesia local o jejum é de 04 horas, para sedação intravenosa /anestesia geral é de 8 horas. - O uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc..) e outros antiagregantes plaquetários (Plavix, etc...) deve ser suspenso sete dias antes do exame. Já a necessidade de suspensão de outras medicações anticoagulantes (Marevan, heparina, Ginkobiloba etc.) e outras medicações será avaliada durante a entrevista com o médico do grupo de intervenção do Fleury. - Convém ressaltar que a interrupção de qualquer medicamento tem de contar com a orientação e o consentimento, escrito ou verbal, do médico que solicitou a biópsia. IV - Cuidados após o exame - O cliente não pode dirigir após a biópsia e precisa permanecer acompanhado na primeira noite depois do procedimento, ciente da necessidade de deslocamento a um pronto-socorro, caso apresente qualquer mal-estar. - Durante as primeiras 48 horas após o exame, o cliente não deve realizar atividade física nem esforços físicos. V - Observações - Além do procedimento de biópsia, este exame abrange a realização e a cobrança da análise anatomopatológica. - Caso possua plano de saúde, o cliente deve apresentar uma solicitação de biópsia guiada por tomografia e de exame anatomopatológico e o pedido da anestesia /sedação quando for o caso.

Interpretação e comentários

Este exame inclui o procedimento de biópsia do cotovelo, que é guiado por tomografia, permitindo a obtenção de células/fragmentos para posterior análise As complicações são infrequentes e incluem sangramentos e infecções. As complicações relacionadas à sedação intravenosa são raras e de solução imediata, uma vez que ela é realizada por um médico anestesista. Os sangramentos normalmente ocorrem durante o procedimento ou nas primeiras horas após o mesmo, e a grande maioria deles é autolimitada, não necessitando de maiores intervenções. O repouso absoluto nas primeiras horas (geralmente 5 horas) e a monitorização da dor, frequência cardíaca e pressão arterial neste período permitem ao médico detectar a sua presença e tomar as medidas corretivas, quando necessário, inclusive, em casos extremos (e muito raros), providenciando internação e eventual tratamento cirúrgico. Os sangramentos tardios são raros e podem manifestar-se com dor local, aumento do volume da região, hematomas e sinais de baixa pressão arterial (como desmaios e tonturas ao levantar). As infecções são extremamente raras e normalmente ocorrem alguns dias após a punção. Os sinais de infecção são: vermelhidão, dor, saída de pus pelo local da punção e febre.

Método

- A tomografia é de grande utilidade para guiar as punções diagnósticas de cotovelo.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989