Outros nomes: Biopsia de mama, guiada por ultrassom, por CORE, CORE-BIÓPSIA de AXILA
I - Informações sobre o procedimento
- Trata-se de biópsia de mama realizada com agulha fina ou grossa (a critério médico), guiada por ultrassonografia.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- No dia do exame, a cliente deve comparecer acompanhada de um adulto, acima de 18 anos e capaz. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal.
- Devem ser apresentados resultados anteriores Ultra das mamas, Mamografias e Ressonâncias, se houver.
III - Preparo
- Nenhuma medicação precisará ser suspensa para a realização da biópsia, a não ser que o médico assistente oriente a suspensão. Portanto, é importante que a cliente verifique com ele antes de realizar o agendamento. O uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários deverá apenas ser informado ao médico do Setor de Imagem antes do procedimento.
- No dia do exame, é necessário comparecer de sutiã justo e blusa abotoada na frente.
IV - Cuidados após o exame
No caso de punção com agulha fina:
- A cliente não deve ir embora dirigindo.
No caso de biópsia com agulha grossa:
-- ficar em repouso relativo nas primeiras 24 horas;
-- aplicar o gelo fornecido pelo Fleury no local da biópsia por pelo menos duas horas;
-- manter o curativo seco por 24 horas, sem molhá-lo; após esse período, é possível retirá-lo e tomar banho;
-- não descolar o curativo da pele (ponto falso) durante o banho;
-- após o banho, secar o local com secador em temperatura morna;
-- em caso de dor, usar paracetamol (Tylenol®) ou dipirona (Novalgina® ou Lisador ®) na dose de um comprimido ou de 30 gotas a cada seis horas. Não utilizar nenhuma medicação que contenha ácido acetilsalicílico, como Aspirina® ou AAS®;
-- em caso de sangramento excessivo, ou seja, se a gaze ficar encharcada de sangue e/ou houver novo sangramento visível, ou de infecção ou, ainda, de dor intensa, entrar em contato com o médico que realizou a biópsia;
-- ligar para o Fleury diante de qualquer outro sintoma ou dúvida após a biópsia.
- Passadas 36 horas da realização da biópsia, é possível retomar as atividades habituais. Por outro lado, a cliente só pode fazer ginástica, usar sauna ou tomar banhos de piscina e de mar após uma semana.
- Vale lembrar que a formação de um hematoma local, com cor arroxeada e nodulação, é comum e previsível.
V - Observações
- Para este exame, além do procedimento de punção (uso de agulha fina) ou biópsia (uso de agulha grossa), será realizada e cobrada também a análise do material biopsiado: exame citológico (no caso de punção) ou anatomopatológico (no caso de biópsia).
- Se houver a necessidade da realização de punções ou biópsias de mais de uma lesão, haverá a inclusão e cobrança dos exames citológicos ou anatomopatológicos de cada lesão que for biopsiada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.
- Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para o exame citológico ou anatomopatológico. Caso sejam realizadas punções ou biópsias de mais de uma lesão, a solicitação médica deverá estar no plural (exames citológicos ou anatomopatológicos).
- É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame ( mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias ) mesmo que tenham sido realizados no Fleury.