Outros nomes: Biopsia de mama, guiada por ultrassom, por PAAF, PAAF ou PAF de mama guiada por ultrassom, para regionais, PAAF DE AXILA, PUNÇÃO DE MAMA GUIADA POR USG, PUNÇÃO DE MAMA GUIADA POR ULTRASSONOGRAFIA
I - Informações sobre o procedimento
- Trata-se de biópsia de mama realizada com agulha fina ou grossa (a critério médico), guiada por ultrassonografia.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- No dia do exame, a cliente deve comparecer acompanhada de um adulto, acima de 18 anos e capaz. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal.
- Devem ser apresentados resultados anteriores Ultra das mamas, Mamografias e Ressonâncias, se houver.
III - Preparo
- Nenhuma medicação precisará ser suspensa para a realização da biópsia, a não ser que o médico assistente oriente a suspensão. Portanto, é importante que a cliente verifique com ele antes de realizar o agendamento. O uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários deverá apenas ser informado ao médico do Setor de Imagem antes do procedimento.
- No dia do exame, é necessário comparecer de sutiã justo e blusa abotoada na frente.
IV - Cuidados após o exame
No caso de punção com agulha fina:
- A cliente não deve ir embora dirigindo.
No caso de biópsia com agulha grossa:
-- ficar em repouso relativo nas primeiras 24 horas;
-- aplicar o gelo fornecido pelo Fleury no local da biópsia por pelo menos duas horas;
-- manter o curativo seco por 24 horas, sem molhá-lo; após esse período, é possível retirá-lo e tomar banho;
-- não descolar o curativo da pele (ponto falso) durante o banho;
-- após o banho, secar o local com secador em temperatura morna;
-- em caso de dor, usar paracetamol (Tylenol®) ou dipirona (Novalgina® ou Lisador ®) na dose de um comprimido ou de 30 gotas a cada seis horas. Não utilizar nenhuma medicação que contenha ácido acetilsalicílico, como Aspirina® ou AAS®;
-- em caso de sangramento excessivo, ou seja, se a gaze ficar encharcada de sangue e/ou houver novo sangramento visível, ou de infecção ou, ainda, de dor intensa, entrar em contato com o médico que realizou a biópsia;
-- ligar para o Fleury diante de qualquer outro sintoma ou dúvida após a biópsia.
- Passadas 36 horas da realização da biópsia, é possível retomar as atividades habituais. Por outro lado, a cliente só pode fazer ginástica, usar sauna ou tomar banhos de piscina e de mar após uma semana.
- Vale lembrar que a formação de um hematoma local, com cor arroxeada e nodulação, é comum e previsível.
V - Observações
- Para este exame, além do procedimento de punção (uso de agulha fina) ou biópsia (uso de agulha grossa), será realizada e cobrada também a análise do material biopsiado: exame citológico (no caso de punção) ou anatomopatológico (no caso de biópsia).
- Se houver a necessidade da realização de punções ou biópsias de mais de uma lesão, haverá a inclusão e cobrança dos exames citológicos ou anatomopatológicos de cada lesão que for biopsiada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.
- Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para o exame citológico ou anatomopatológico. Caso sejam realizadas punções ou biópsias de mais de uma lesão, a solicitação médica deverá estar no plural (exames citológicos ou anatomopatológicos).
- É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame ( mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias ) mesmo que tenham sido realizados no Fleury.