C1q, Componente do Complemento, soro

Outros nomes:

C1

C1Q DOSAGEM

COMPLEMENTO C1Q

COMPONENTE C1Q DO COMPLEMENTO

LUPUS COMPLEMENTO C1Q

C1q, Componente do Complemento

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mante-la nesta condição até a entrada na centrifuga. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar no mínimo 0,25 mL de soro em 2 tubos plásticos estéreis; - Enviar à seção, congelado; - Soro volume ideal: 0,5 mL; volume mínimo: 0,2 mL;( 2 alíquotas de 0,1mL) - Atenção: amostras recebidas congeladas, deverão ser mantidas congeladas e enviadas congeladas para a seção. Montagem de embalagem REF : - Utilizar uma caixa de isopor de 3 litros - Forrar a base e as laterais menores com gelox - A grade branca de coleta deve ficar entre os gelox das laterais e em contato com o gelox da base - O gelox desta caixa caixa devem ser substituídos a cada 5 horas. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Imunodifusão radial

Valor de referência

10 a 25 mg/dL

Interpretação e comentários

- Esse exame é útil para detectar deficiências do componente C1q que freqüentemente estão associadas ao lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou a alguma síndrome similar e também para determinar se a ativação do complemento ocorre pela via clássica. Níveis baixos de C1q são encontrados nos pacientes com LES em atividade, nas crioglobulinemias mistas idiopáticas ou secundárias ao HCV e nas glomerulonefrites mesangiocapilares tipo I. Por outro lado, observam-se anticorpos anti-C1q na maioria dos portadores da síndrome de vasculite urticariforme hipocomplementêmica e, como conseqüência, os níveis de C1q se mostram extremamente baixos, mas os de C1r e C1s ficam normais. Esses anticorpos também estão presentes em pessoas com vasculite reumatóide e em 30-60% dos indivíduos com LES com baixa de C1q. Em tais casos, o CH50 e os demais componentes do complemento podem estar somente ligeiramente diminuídos.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989