Outros nomes: FREELITE, FREELIGHT, KAPPA E LAMBDA LIVRES, CADEIAS LEVES LIVRES, Imunoglobulinas, cadeias Kappa e Lambda livres no soro, FREE LIGHT, CADEIA LEVE LIVRE
Aguardar 30 minutos.
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18°C.
- Não aliquotar.
- Enviar o tubo à seção refrigerado
- Volume ideal: 1,0 mL.
-volume mínimo: 0,5 mL
Estabilidade da amostra:
Refrigerada (2-8 ºC): 21 dias;
Congelada (-20 ºC): 2 meses.
- Este exame está indicado principalmente na investigação e no acompanhamento de indivíduos com gamopatias monoclonais, tais como mieloma múltiplo, plasmacitoma, amiloidose, gamopatias monoclonais de significado incerto (MUGS) e outras. O teste permite detectar a expansão monoclonal dos componentes de cadeia leve (kappa e lambda) das imunoglobulinas (Igs) que se encontram na forma livre, isto é, não associadas à cadeia pesada das Igs. O acompanhamento da relação kappa/lambda em pacientes com diagnóstico estabelecido de gamopatia possibilita a avaliação da progressão da doença e da resposta ao tratamento.
- Em indivíduos com insuficiência renal, particularmente em fase avançada, os teores de Ig kappa e lambda se elevam significativamente por redução na sua filtração e a relação kappa/lamba também pode se alterar.
- A combinação do exame com a eletroforese de proteínas séricas e a imunoeletroforese oferece a estratégia ideal de screening de neoplasias plasmocitárias, não havendo necessidade de coleta de urina de 24 horas, exceto nas suspeitas de amiloidose primária. A associação de tais recursos diagnósticos tem ainda relevância significativa na estratificação de prognóstico para pacientes com essas neoplasias.
- O teste também é o exame de eleição para o seguimento clínico de pacientes com neoplasias plasmocitárias oligossecretoras, sobretudo a amiloidose primária, o mieloma oligossecretor e o mieloma não secretor, uma vez que dois terços desses indivíduos podem ter proteína monoclonal identificável pelo método.
- Vale lembrar que o exame é realizado apenas no soro, não sendo feito em urina.
Imunoturbidimetria.
Cadeias kappa livres: de 0,33 a 1,94 mg/dL
Cadeias lambda livres: de 0,57 a 2,63 mg/dL
Relação kappa/lambda: de 0,26 a 1,65.