Outros nomes:
I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento canakinumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em adultos e crianças com mais de 12 anos.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Manter a medicação conforme condições de armazenamento exigidas pelo fabricante.
- Não é necessário jejum.
A administração de canakinumabe é realizada somente após entrevista médica
-.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.
I - Informações sobre o canakinumabe
O canakinumabe é um anticorpo monoclonal totalmente humano que bloqueia a atividade da citocina IL-1 beta. Pacientes com doenças inflamatórias como síndromes periódicas associadas à criopirina (CAPS) e a forma sistêmica da artrite idiopática juvenil (AIJS) apresentam níveis bem elevados de IL-1 beta. Isso pode provocar sintomas como febre, dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea ou dores nas juntas e músculos. Em alguns pacientes, efeitos mais graves são observados, como a diminuição da capacidade auditiva. O canakinumabe se liga seletivamente à IL-1 beta, bloqueando sua atividade e conduzindo a uma melhora dos sintomas dessas enfermidades.
II - Indicações do canakinumabe
As indicações, em bula, para uso do canakinumabe SC são a AIJS e as CAPS que incluem síndrome de Muckle-Wells, a doença inflamatória multissistêmica de início neonatal (NOMID), também conhecida como a síndrome crônico-infantil-neurológica-cutânea-articular, além de formas graves de Síndrome Autoinflamatória Familiar desencadeada pelo Frio (FCAS) também chamada de Urticária Familiar ao Frio (FCU).
OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.
(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado):
- A posologia do canakinumabe SC nas CAPS é de 150mg a cada 8 semanas e de 150mg a cada 4 semanas, para indivíduos com mais de 40Kg. O canakinumabe pode ser prescrito para indivíduos a partir dos 2 anos de idade, mas na faixa etária pediátrica (< 40Kg), sua dose deve ser ajustada de acordo com o peso corporal (4 a 8mg/kg). Em situações excepcionais, a dose do canakinumabe pode chegar a 300mg ou 600mg.
- Reações no local de aplicação do canakinumabe SC que incluem vermelhidão, prurido, dor e hematoma podem ser observadas e são leves a moderadas em gravidade. A maioria é resolvida, sem nenhum tratamento ou suspensão da medicação.
- A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara com o uso de canakinumabe SC. Outros eventos potencialmente associados com a hipersensibilidade como hipotensão, urticária e dispneia, que geralmente ocorreram em até 24 horas da administração de canakinumabe SC também foram incomuns em ensaios clínicos.