Carboxi-Hemoglobina, dosagem, sangue total

Outros nomes:

Carboxi Hemoglobina, dosagem no sangue total

Carboxemoglobina, dosagem, sangue total

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação - Atenção: - Não abrir o tubo. - Enviar o tubo refrigerado à seção. - Volume ideal: 3,0 mL. - Volume mínimo: 1,0 mL. - Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: 8 horas; -- refrigerada (2-8ºC): 3 dias; -- congelada (-20ºC): não aceitável.

Método

- Oximetria.

Valor de referência

- Não fumantes: até 2%; - Indicador biológico máximo permitido (IBMP) para não fumantes: até 3,5%; - Fumantes: de 4% a 9 %; - Níveis tóxicos: >20%.

Interpretação e comentários

- A dosagem de carboxi-hemoglobina tem a finalidade de identificar indivíduos expostos ao monóxido de carbono (CO) e também é utilizada como marcador de exposição ambiental a esse gás. -. O CO é capaz de causar anoxia tissular, uma vez que se liga à hemoglobina com uma afinidade 240 vezes maior do que o oxigênio, dificultando, dessa forma, a oxigenação tissular. Quando a saturação da hemoglobina por CO é superior a 20%, podem surgir sintomas e sinais clínicos como torpor, cefaleia, cansaço, confusão mental e taquipneia. Uma saturação de 60%, que é atingida quando a concentração de CO alcança uma parte a cada 1.000 partes de ar, costuma ser fatal. Fumantes podem ter níveis cronicamente elevados de monóxido de carbono, próximos a 15%. - Deve-se lembrar que valores inferiores a 10% de saturação por CO não são acompanhados de sinais ou sintomas clínicos.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989