Outros nomes: Cariograma em material de aborto concepto, Estudo genético do feto material de aborto, Estudo genético de material de curetagem, Cariótipo com banda G material de aborto, Cariótipo com banda G em material de aborto
I - Material
- O cariótipo é feito em produtos de aborto.
- Por motivos médico-legais, o Fleury só pode receber fetos que pesem até 499 g. A partir de 500 g, a legislação os considera natimortos, devendo ser encaminhados para necropsia no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) ou no Instituto Médico Legal (IML). O peso deve ser verificado no serviço de origem, uma vez que essa informação é obrigatoriamente checada pelo Fleury no momento do recebimento do material.
- Ainda de acordo com a resolução nº 1.779/2005 do Conselho Federal de Medicina, o Fleury também não recebe material de aborto proveniente de:
-- gestação com duração igual ou superior a 20 semanas;
-- feto com estatura igual ou superior a 25 cm;
-- feto natimorto.
- O setor de Citogenética não realiza o exame de materiais nessas condições.
II - Condições para entrega do material:
- O exame é realizado somente com solicitação médica.
- A análise pode ser efetuada em material entregue no Fleury em qualquer dia e horário durante o atendimento.
Importante:
- O material deve ser transferido para um recipiente estéril com soro fisiológico ou meio de cultura para transporte e encaminhado sob refrigeração. Não pode ser congelado, nem aquecido, nem colocado em formol ou álcool.
- Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário, termo de autorização e receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente) quando impressos ou conferir se esses documentos (receita médica e questionário) estão digitalizados.
- Materiais enviados serão aceitos, em casos especiais, até 24 horas após a coleta, pois há risco de perda da viabilidade celular.
NOTA: É muito importante encaminhar o material enviado, imediatamente à seção, para não inviabilizar a amostra.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas;
Congelada (-20 ºC):não aceitável.
- Análise dos cromossomos de fibroblastos ou de trofoblastos bloqueados na metáfase, corados para bandas G ( ou outras bandas quando necessárias) e pareados : são cariotipadas no mínimo 10 metáfases
- Células 46,XX para o sexo feminino ou 46,XY para o sexo masculino com distribuição característica das bandas.
- O cariótipo por banda G destina-se à identificação dos cromossomos e de suas diferentes regiões, tendo por base sua morfologia e tamanho e a presença de bandas, que são características de cada par, permitindo a detecção de aberrações numéricas e/ou estruturais, equilibradas e desequilibradas, totais e parciais.
- O estudo citogenético em restos de aborto é para detectar anomalias cromossômicas, que são as causas mais freqüentes de abortamento no início da gestação.