Outros nomes: Cariograma para doenças hematológicas, Citogenética para cariótipo com bandas G para doenças hematológicas, Cariotipagem para leucemia, Cariótipo com banda G para cromossomo Filadélfia, Filadélfia cariótipo com banda G pesquisa, Pesquisa PH1 cariótipo com banda, Pesquisa Philadelphia cariótipo com banda G, Cariótipo com banda G para doenças hematológicas, Cariótipo com banda G em medula óssea
I - Critérios de realização
- Esse exame é realizado preferencialmente em amostra de medula óssea. O Fleury só faz a análise em sangue periférico se houver a presença de blastos no mesmo e com a expressa solicitação do médico assistente ou, então, em fragmento de medula óssea, conforme solicitação médica.
- Materiais não colhidos no Fleury devem chegar ao laboratório em até 24 horas após a coleta, sob refrigeração, pois há risco de perda da viabilidade celular.
II - Para coletas no Fleury
- A coleta de amostra em medula óssea precisa ser marcada com antecedência.
Encaminhar o material sob refrigeração, imediatamente à Distribuição, junto com cópia da receita médica e questionário preenchido quando impressos ou conferir se esses documentos (receita médica e questionário) estão digitalizados.
- Encaminhar o material O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL ao setor, REFRIGERADO.
NOTA: É importante encaminhar o material, enviado ou colhido aqui no Laboratório, imediatamente ao setor, para não inviabilizar a amostra
.
- Distribuição unidades Hospitalares:
- Conferir a identificação e qualidade do material
- Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente) quando impressos ou conferir se esses documentos (receita médica e questionário) estão digitalizados.
- Priorizar o gerenciamento da amostra
- Encaminhar o material O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL ao setor, REFRIGERADO.
-Solicitar transporte urgente para o envio da amostra ao setor caso os horários de malote pré-estabelecidos não possam atender a urgência necessária para o rápido recebimento da amostra pelo setor técnico.
ATENÇÃO: enviar ou digitalizar o questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente.
- Estabilidade da amostra:
-- Temperatura ambiente: não aceitável;
-- Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas;
-- Congelada (-20 ºC): não aceitável.
Nas situações em que o tempo de coleta for superior a 24 horas, entrar em contato com a área técnica.
- O cariótipo em amostra de medula óssea ou de sangue periférico com blastos consiste na análise dos cromossomos após cultura de curta duração (24 horas) ou de 72 horas com ou sem mitógenos (dependendo do tipo de doença) interrompidas na metáfase. Em seguida, são corados pelo método de coloração para banda G, para a realização do pareamento dos cromossomos permitindo a identificação de alterações numéricas e/ou estruturais.
Sexo feminino = 46,XX
Sexo masculino = 46,XY
O cariótipo por banda G destina-se à identificação dos cromossomos e de suas diferentes regiões, tendo por base sua morfologia e tamanho e a presença de bandas, que são características de cada par, permitindo a detecção de aberrações numéricas e estruturais, equilibradas ou não.
- O exame está principalmente indicado para o diagnóstico, prognóstico, classificação e monitoramento do tratamento em neoplasias malignas do sistema hematopoético, assim como na detecção de doença residual.