Outros nomes:
CARIOGRAMA EM SANGUE PERIFERICO
CARIOTIPAGEM EM SANGUE PERIFERICO
CARIOTIPO C/BANDA G EM SANGUE PERIFERICO
Cariótipo, com banda G em sangue periférico
Citogenética para Cariótipo com banda G
Cariótipo para retardo mental
Cariótipo para síndrome de Down
Cariótipo para síndrome de Turner
Cariótipo para síndrome de Klinefelter
Cariótipo para síndrome de Patau
Cariótipo para síndrome de Edwards
Cariótipo para atraso de crescimento
Cariótipo para ginecomastia
Cariótipo para genitália ambígua
Cariótipo para infertilidade
CARIOTIPO DE LEUCOCITOS EM BANDA G, SANGUE PERIFERICO
- Critério de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Exame realizado em sangue periférico. - Pode ser coletado de segunda a domingo, inclusive feriados. - Padrão de resolução de bandas – 400-550.
Orientação: - É IMPRESCINDÍVEL enviar uma cópia da solicitação médica juntamente com o questionário (disponível no site do laboratório), previamente preenchido pelo cliente, com dados importantes para a realização do exame (histórico e hipótese diagnóstico do cliente). Esses documentos (receita médica e questionário) deverão ser encaminhados juntamente com a amostra - Esse exame não necessita de preparo. - Exame realizado em sangue periférico. - Consultar as orientações e instruções de coleta, disponível no site Fleury/Laboratório de - - Referência/Instruções e Questionários. - Padrão de resolução de bandas – 400-550. Processamento e adequação da amostra: - Colher sangue periférico em 1 tubo com anticoagulante heparina sódica. . Adultos: colher em um tubo de 9 mL . Crianças: colher em um tubo de 4 mL ATENÇÃO: Não aceitável em tubo de heparina lítica. Quando colhida a amostra em tubo de heparina sódica livre de metal, será aceita sob condição. - Enviar no próprio tubo de coleta, até 24 horas após a coleta, refrigerado (não colocar em contato direto com o gelo). - É possível enviar na seringa heparinizada, mas, sem a agulha, ou seja, com uma tampa específica para seringas. Informar a data da coleta da amostra para a realização do exame. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável.
O cariótipo em sangue periférico consiste na análise dos cromossomos de linfócitos após cultura de 72 horas com fitohemaglutinina e bloqueados na metáfase (Técnica de Moorhead modificada). Em seguida, são corados pelo método de coloração para banda G, para a realização do pareamento dos cromossomos permitindo a identificação de alterações numéricas e/ou estruturais.
- Sexo feminino = 46,XX - Sexo masculino = 46,XY
- O cariótipo por banda G destina-se à identificação dos cromossomos e de suas diferentes regiões, tendo por base sua morfologia e tamanho e a presença de bandas, que são características de cada par, permitindo a detecção de aberrações numéricas e/ou estruturais, equilibradas ou não equilibradas. - O exame está principalmente indicado para o estudo de malformações, atraso de desenvolvimento sexual, atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, retardo mental, déficit intelectual, infertilidade, abortamentos de repetição, entre outras situações.
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989
A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: