Outros nomes: MEDULA OSSEA TRANSPLANTE CD34, Stem cell, TRANSPLANTE DE MEDULA OSSEA CD34, CD34 em sangue total, Células progenitoras imunofenotipagem , Avaliação de células progenitoras para transplante de MO
I - Material
- Esse exame pode ser realizado nos seguintes materiais, a critério médico: sangue periférico, aspirado de medula óssea, material de aférese, sobrenadante de aférese e sangue de cordão umbilical.
II - Coleta do Fleury
- As coletas de aspirado de medula óssea e sangue de cordão umbilical devem ser agendadas com antecedência.
III - Material enviado
"III - Material enviado
- Qualquer tipo de material deve ser entregue até 24 horas após a coleta, de 2ª a 6ª feira até as 19:30 horas, aos sábados até as 16:30 horas. A amostra deve ser conservada e transportada a uma temperatura de 18-22ºC. Para tanto, recomenda-se colocá-la em isopor com gelo reciclável envolvido em papel toalha, tomando cuidado para que o material não fique em contato direto com o gelo.
- Hospitais: Qualquer tipo de material deve ser entregue até 24 horas após a coleta, de 2ª a 6ª feira das 07:30 às 19:30 horas, aos sábados das 08:00 às 16:30 horas e aos domingos acionar o plantão remoto das 08:00 às 17:00 horas. A amostra deve ser conservada e transportada a uma temperatura de 18-22ºC. Para tanto, recomenda-se colocá-la em isopor com gelo reciclável envolvido em papel toalha, tomando cuidado para que o material não fique em contato direto com o gelo.
Para coletas realizadas na madrugada enviar contagem hematológica da amostra.
Favor enviar em uma caixa segregada de amostra com etiqueta escrita URGENTE.
- Conferir qualidade e quantidade do material.
- Enviar o material à seção, o mais rápido possível em temperatura entre 18-22 ºC, na parte de cima da caixa de malote com controle de temperatura.
Distribuição unidades Hospitalares:
- Qualquer tipo de material deve ser entregue até 24 horas após a coleta, de 2ª a 6ª feira das 07:30 às 19:30 horas, aos sábados das 08:00 às 16:30 horas e aos domingos acionar o plantão remoto das 08:00 as 17:00 horas. A amostra deve ser conservada e transportada a uma temperatura de 18-22ºC. Para tanto, recomenda-se colocá-la em isopor com gelo reciclável envolvido em papel toalha, tomando cuidado para que o material não fique em contato direto com o gelo.
Para coletas realizadas na madrugada, enviar contagem hematológica da amostra.
Favor enviar em uma caixa segregada de amostra com etiqueta escrita URGENTE.
- Conferir a identificação e qualidade do material
- Priorizar o gerenciamento da amostra
- Acondicionar em caixa plástica/papelão com a sinalização de amostra urgente, juntamente com o protocolo de envio de amostras urgentes
- Enviar à seção em temperatura entre 18-22 ºC, na parte de cima da caixa de malote com controle de temperatura.
- Solicitar transporte urgente para o envio da amostra à seção caso os horários de malote pré- estabelecidos não possam atender a urgência necessária para o rápido recebimento da amostra pelo setor técnico.
Nota:: Quando material congelado enviar em gelo seco para que chegue ao setor congelado.
Estabilidade da amostra para qualquer tipo de amostra:
Temperatura entre 18-22 ºC: 24 horas;
Refrigerada (4-10ºC): aceitável, desde que a temperatura esteja entre 4-10º e não esteja em contato com o gelo; estabilidade: 48 horas.
Congelada (-20ºC): aceitável para materiais de aférese e cordão umbilical, desde que os materiais cheguem no setor ainda congelados (devem ser enviados em gelo seco). Estabilidade: indeterminada (desde que fique sempre congelada).
- Análise por citometria de fluxo (plataforma dupla)
- As células precursoras da medula óssea humana expressam CD34. No transplante de medula óssea, esse marcador tem sido utilizado para avaliar a quantidade de células progenitoras em amostras de medula ou em concentrado de células de sangue periférico obtido por aférese, que são, então, criopreservadas até o momento do transplante. O material pode ser proveniente do próprio paciente, nos casos de transplante autólogo, ou do doador, nos transplantes alogênicos. O bom resultado do transplante tem correlação com a quantidade de células CD34 positivas infundidas.
- Não existe valor de referência estabelecido.