Chumbo, sangue total

Outros nomes:

Plumbemia

Pesquisa e dosagem no sangue chumbo

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear; - Receber o material no próprio tubo de coleta 6 mL, tampa azul, de plástico, livre de metal (GREINER) e enviar à seção. - Enviar o material à seção, em temperatura ambiente, no mesmo dia da coleta. No caso de não ser possível, manter o material refrigerado (4-8 °C) até o momento do encaminhamento. ATENÇÃO: Quando solicitado dosagem de PB e outros metais sangue total na mesma ficha, tais como: ARSEN e COBALTO, a coleta deve ser realizada no mesmo tubo Livre de Metal HEPARINA 6 mL GREINER. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS)

Valor de referência

População geral: até 3,5 µg/dL População ocupacionalmente exposta: até 60,0 µg/dL

Interpretação e comentários

- Este exame serve para a monitorização biológica de indivíduos expostos ao chumbo e para o diagnóstico de intoxicação acidental por esse elemento, que possui efeito acumulativo e é amplamente distribuído no meio ambiente. Assim, a exposição a ele pode ocorrer por razões profissionais ou por outros motivos, conforme segue: -- ocupacional: fábrica de acumuladores, refinarias, gráficas, fundições, construção naval, caldeiras, tintas e pigmentos; -- doméstica: água, medicamentos e bebidas. - As crianças são particularmente sensíveis à intoxicação por chumbo, uma vez que, proporcionalmente, absorvem e incorporam mais o elemento e o excretam menos do que os adultos. - A dosagem de chumbo em sangue é o melhor indicador biológico de exposição. Como o elemento se liga aos eritrócitos, dosagens em soro e plasma não são úteis. Já a quantificação em urina não se correlaciona tão bem com o conteúdo corpóreo total quanto a dosagem no sangue, não sendo, portanto, o material de escolha.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989