Outros nomes: Plumbemia, Pesquisa e dosagem no sangue chumbo
'- Não manusear;
- Receber o material no próprio tubo de coleta 6 mL, tampa azul, de plástico, livre de metal EDTA (BD) e enviar à seção.
- Volume mínimo aceitável:
Adulto: 2,2 mL
Criança: 2,2 mL
- Enviar o material à seção, refrigerado, de 2 a 8°C.
ATENÇÃO:
Quando solicitado dosagem de PB e outros metais em sangue total na mesma ficha, tais como: MERCURIO, MERCURTE, ARSEN, ARSENTE, CADMIO, BERILIO e COBALTO, a coleta deve ser realizada no mesmo tubo Livre de Metal EDTA 6 mL BD.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias;
Congelada (-20 ºC): 30 dias.
Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS)
População geral: até 3,5 µg/dL
População ocupacionalmente exposta: até 60,0 µg/dL
- Este exame serve para a monitorização biológica de indivíduos expostos ao chumbo e para o diagnóstico de intoxicação acidental por esse elemento, que possui efeito acumulativo e é amplamente distribuído no meio ambiente. Assim, a exposição a ele pode ocorrer por razões profissionais ou por outros motivos, conforme segue:
-- ocupacional: fábrica de acumuladores, refinarias, gráficas, fundições, construção naval, caldeiras, tintas e pigmentos;
-- doméstica: água, medicamentos e bebidas.
- As crianças são particularmente sensíveis à intoxicação por chumbo, uma vez que, proporcionalmente, absorvem e incorporam mais o elemento e o excretam menos do que os adultos.
- A dosagem de chumbo em sangue é o melhor indicador biológico de exposição. Como o elemento se liga aos eritrócitos, dosagens em soro e plasma não são úteis. Já a quantificação em urina não se correlaciona tão bem com o conteúdo corpóreo total quanto a dosagem no sangue, não sendo, portanto, o material de escolha.
- Este exame não necessita de preparo.