Cintilografia com hemácias marcadas, para hemorragia digestiva

Outros nomes:

HEMORRAGIA DIGESTIVA, PESQUISA DE

PERDAS SANGUINEAS DIGESTIVAS, PESQUISA DE

Pesquisa de hemorragia digestiva

Pesquisa de hemorragia digestiva com radioisotopo

Pesquisa de sangramento intestinal

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Inicialmente, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas em seguida. Essa primeira etapa dura cerca de uma hora e 45 minutos. - A aquisição de outras imagens é definida no momento do exame, podendo ser necessária em intervalos que variam de uma a duas horas ou, algumas vezes, ao longo de todo o dia. Dessa forma, o cliente deve se programar para ficar à disposição do Fleury. - Eventualmente, também pode ser preciso obter imagens cerca de 24 horas após a administração do radioindicador. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - Caso cliente tenha realizado exames com contraste oral baritado, é necessário aguardar 48 horas para fazer a pesquisa de hemorragia digestiva. - Nas 24 horas antes do exame, o cliente precisa suspender o uso de heparina, com ordem expressa do médico assistente. - O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.

Método

Cintilográfico com radioisotopo

Interpretação e comentários

- O princípio básico do exame é a marcação do sangue circulante para que o extravasamento, no local do sangramento, resulte em acúmulo de radioatividade. Esta técnica detecta níveis de sangramento da ordem de 0,1 a 0,5 mL/minuto e sua grande vantagem está na permanência do radioindicador no sangue por um período prolongado, o que permite a tomada de imagens até 24 horas após o cliente ter recebido a injeção. - O exame tem utilidade na localização de focos de hemorragia digestiva. É considerado anormal quando se verifica hiperconcentração do radioindicador em topografia de alça intestinal, com progressão do material radioativo pela luz intestinal com o passar do tempo.

Regiões estudadas

- Abdome

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989