Outros nomes: Cintilografia com leucócitos marcados para pesquisa de inflamação/infecção
I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em até 3 dias consecutivos:
- Primeiro dia: compreende a coleta de sangue, a marcação dos leucócitos, a administração endovenosa dos leucócitos marcados com material radioativo de baixa atividade e a aquisição sequencial de imagens. Durante o tempo de marcação dos leucócitos e nos intervalos entre as imagens, o cliente poderá deixar o setor e também se alimentar, retornando nos horários estipulados. Tempo de duração total do exame neste dia: cerca de 6 horas.
- Segundo e terceiro dias: compreende a aquisição de novas imagens cerca de 24h e 48h após a administração dos leucócitos marcados com material radioativo. A necessidade de aquisição destas imagens e os horários exatos de retorno serão informados pelo setor de Medicina Nuclear. Tempo de duração do exame: cerca de 1 hora em cada dia.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é feito em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- Limite de peso para realização do exame: 200kg.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver
- Cintilografia com radioisótopo a partir de marcação de leucócitos
A cintilografia com leucócitos marcados tem como principal objetivo a pesquisa de inflamação/infecção.