Cintilografia, dos Espaços Liquóricos

Outros nomes:

CINTILOGRAFIA DOS ESPACOS LIQUORICOS

CISTERNOCINTILOGRAFIA

ESTUDO DA CIRCULACAO LIQUORICA

ESTUDO DO TRANSITO LIQUORICO

FLUXO LIQUORICO - DIAGNOSTICO DE HIDROCEFALIA

HIDROCEFALIA DE PRESSAO NORMAL, PESQUISA DE

MAPEAMENTO DE ESPACOS LIQUORICOS

Cisternografia com radioisotopia com captação abdominal

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este exame é realizado em dois dias consecutivos. Administra-se o radioindicador por via intratecal (punção lombar) e as imagens são obtidas cerca de 1 hora, 6 horas e 24 horas após, com duração de 30 minutos cada vez. - Após a administração do radioindicador, cliente permanecerá em sala de repouso no setor da Medicina Nuclear até a aquisição das primeiras imagens. - No intervalo entre as imagens de 1 e 6 horas, cliente poderá sair do Fleury, porém, deverá permanecer em repouso até o retorno. - O cliente deverá retornar ao domicílio preferencialmente de carro, com acompanhante. Cliente não poderá dirigir pós-exame. - As punções lombares exigem repouso absoluto (deitado) posterior por 24 horas. Mesmo assim, pode ocorrer cefaleia (dor de cabeça) de fraca intensidade em 10% dos indivíduos. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica e mediante a presença de um acompanhante desde o momento da chegada do cliente ao laboratório até o término do exame), entretanto, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante. - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - Devem ser apresentados resultados anteriores, ressonância magnética e tomografia, se houver.

Método

Cintilográfico com radioisótopo

Interpretação e comentários

- O exame começa com uma injeção intratecal do ácido dietilenotriaminopentacético marcado com tecnécio-99m (DTPA-Tc99m), que pode ser aplicada por punção lombar (a via preferencial no Fleury) ou suboccipital. Depois de uma hora, são feitas tomadas de imagens representativas do fluxo liquórico, o que se repete seis horas após a administração do radioindicador e também 24 horas depois. Este método é útil para a avaliação dos espaços liquóricos e da dinâmica do liquor. Pode ser utilizado no diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal e no acompanhamento terapêutico de portadores de hidrocefalia. Além disso, tem utilidade no estudo das derivações dos espaços liquóricos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989