Outros nomes: Cintilografia das paratiroides , Cintilografia das paratiroides com MIBI, Mapeamento das paratiroides , TUMOR DE PARATIROIDES, PESQUISA DE, Cintilografia das paratiroides com sestamibi, Cintilografia das paratireóides , SPECT/CT das paratiroides, SPECT/CT com MIBI, SPECT/CT para localização/mapeamento das paratiroides, SPECT/CT para adenoma das paratiroides
I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em três etapas, todas com duração de 30 a 60 minutos.
- Na primeira etapa, administra-se o radioindicador por via intravenosa e obtêm-se as imagens.
- Na segunda etapa, realizada duas horas após a administração do radioindicador, obtêm-se novas imagens.
- Na terceira etapa (eventual), administra-se novamente radioindicador por via intravenosa e obtêm-se novas imagens.
- Obs.: o cliente pode sair do Fleury durante o intervalo entre a primeira e a segunda etapa, se preferir.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- Há restrição de peso para a realização do exame, É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados (se possuir), principalmente dosagem de Cálcio, Paratormônio e ultrassom de pescoço.
- Cintilográfico com radioisótopo.
- Neste exame, a metoxiisobutilisonitrila marcada com tecnécio-99m (MIBI-Tc99m) é administrada ao cliente por via endovenosa e, depois disso, são adquiridas imagens precoces (15 minutos depois) e tardias (três horas depois) das regiões cervical e torácica. O método tem indicação na localização de adenoma de paratiróides em portadores de hiperparatiroidismo.
Estruturas anatômicas avaliadas: glândulas paratiróides