Outros nomes: AACH 1, Anticorpos anti LC 1, Citosol hepático tipo 1 pesquisa de anticorpos, Hepatite auto imune tipo II anti citosol hepático, Pesquisa de anticorpos Citosol hepático tipo 1, Anticorpos anti LC1
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente;
- Volume ideal: 1 mL, mínimo 0,5 mL.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses.
- Imunofluorescência indireta, utilizando, como substrato, cortes de fígado/rim de rata, e imunodifusão dupla contra extrato de citosol hepático de rata.
- Não reagente.
- Trata-se de um teste útil no diagnóstico da hepatite auto-imune tipo II (HAI tipo II), em decorrência de o anticorpo anticitosol hepático (AACH-1) ser considerado um marcador dessa enfermidade, da mesma maneira que a presença do anticorpo antimicrossomal do fígado e rim (anti-LKM-1).
- Em geral, os anticorpos anticitosol estão associados a anticorpos anti-LKM-1, mas, em 10% dos casos de HAI tipo II, somente a pesquisa para AACH-1 se mostra positiva. Como uma reação positiva pela técnica de imunofluorescência indireta não permite identificar o AACH-1 quando ele coexiste com o anti-LKM, a identificação do AACH-1 é feita pela técnica de imunodifusão dupla. Os anticorpos AACH-1 também podem ser raramente detectados em indivíduos infectados pelo vírus da hepatite C, mas geralmente em baixos títulos.
- Este exame não necessita de preparo.