Outros nomes: Colesterol, Colesterolemia, Colesterol total, Colesterol sérico, Colesterol sangue, Colest soro, Colesterol plasma
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL);
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.
- Pode ser aceito plasma c/heparina sódica ou lítica.
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 7 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses.
- Enzimático colorimétrico.
Menor de 20 anos:
Com ou sem jejum de 12 horas:
Desejável: menor que 170 mg/dL.
Maior ou igual a 20 anos:
Com ou sem jejum de 12 horas:
Desejável: menor que 190 mg/dL.
Nota: Valores de referência em conformidade com o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico.
- O uso mais frequente deste exame se dá na avaliação de risco de doença coronariana, na qual, habitualmente, níveis elevados se associam com maior probabilidade de ocorrer aterosclerose. O colesterol é um esterol encontrado em todos os tecidos animais que possui importantes funções fisiológicas, incluindo a síntese de ácidos biliares, hormônios esteróides e membranas celulares. O fato de níveis elevados dessa substância estarem implicados em processos ateroscleróticos faz dela um dos parâmetros mais frequentemente dosados no laboratório clínico. O colesterol está aumentado na hipercolesterolemia primária e também secundariamente em síndrome nefrótica, hipotiroidismo, diabetes mellitus, cirrose biliar primária e hipoalbuminemia. Já níveis baixos podem ser vistos na desnutrição e no hipertiroidismo.