Outros nomes: Concentração inibitória mínima CIM, Concentração mínima inibitória CIM, Concentração Inibitória Mínima, MIC concentração inibitória mínima
- A concentração inibitória mínima (CIM) é realizada para bactérias isoladas nos mais diversos materiais clínicos. Pode ser solicitada juntamente com a cultura ou após a emissão de um resultado positivo desse exame.
- Os microrganismos isolados pelo Fleury em culturas são geralmente conservados por até dez dias para eventual realização de exames complementares.
- Como a CIM pode ser feita para um grande número de antimicrobianos, o médico deve anotar o nome dos antibióticos a serem testados.
"- Enviar cepa bacteriana e folha de trabalho para a Seção de Microbiologia.
- Quando solicitado após a realização da cultura (bactéria guardada na Seção de Microbiologia), na folha de trabalho deve constar o número do exame da cultura realizada.
- Transporte em temperatua ambiente.
"- O exame pode ser realizado por diversas metodologias, sendo o gradiente de concentração em fita, a mais utilizada, aplicável praticamente a todos os antimicrobianos disponíveis. O resultado é bastante preciso e é fornecido em miligramas/L.
- Eventualmente o exame pode ser realizado por método de microdiluição ou macrodiluição. Nestas situações, sempre consultar previamente a Seção de Microbiologia.
Tabela do BrCAST/EUCAST do ano vigente
- A concentração inibitória mínima (CIM) consiste na menor concentração de um determinado antimicrobiano, expressa em mg/L, que inibe o crescimento de um microrganismo em teste, sob condições in vitro bem definidas, durante um determinado intervalo de tempo. É bastante utilizada para correlacionar diversos outros aspectos da atividade dos antimicrobianos, tais como a informação da concentração do medicamento presente em diversos fluidos corpóreos e sua comparação com a CIM, para avaliar melhor o sucesso ou insucesso terapêutico e para verificar os parâmetros farmacocinéticos e farmacodinâmicos dos diversos antimicrobianos.
- A determinação da CIM é um exame muito importante para o tratamento adequado e também para o acompanhamento terapêutico de algumas infecções bacterianas, como endocardites bacterianas, meningites, osteomielites e pneumonias, entre outras.
- Este teste também tem utilidade na avaliação da suscetibilidade de microrganismos para os quais a metodologia de disco-difusão não está estabelecida e aprovada.
- O Fleury dispõe de assessoria médica especializada em Microbiologia Clínica para eventuais consultas.